Em 1969, após a conclusão do Plano Diretor de 1965, a Prefeitura de Curitiba iniciou os estudos de implantação de sua rede de transporte rápido (metrô), visto que a população da cidade já se aproximava de seu primeiro milhão de habitantes.
Após a análise dos diversos tipos de transportes existentes, entre eles o metrô convencional, o metrô sobre pneus, o trem suburbano, o monotrilho, além de outros modais ainda em experimentação, adotou-se como modelo para Curitiba o Transit Expressway da Westinghouse, um tipo de veículo leve sobre pneus guiado, ainda em testes em South Park, nos Estados Unidos.
Devido aos altos custos de implantação do Metrô Leve (Transit Expressway) foi sugerida a implantação de um sistema de linhas expressas de ônibus em infra-estrutura exclusiva (canaletas), antes da implantação da primeira linha de Metrô. Surgia o ônibus expresso. Nota-se que no estudo preliminar de 1969 já era previsto o pagamento da passagem em estações fechadas, o que só foi concretizado em 1991, com a implantação das estações tubo das linhas diretas. A primeira linha de Ônibus Expresso foi inaugurada em 1974, apesar dos primeiros trechos de canaletas terem sido entregues já a partir de 1972, operando ainda com linhas convencionais.
Mais informações sobre o transporte coletivo em Curitiba
http://zrak7.ifrance.com/ctba-bus.pdf
http://zrak7.ifrance.com/ctba-bus.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário