sábado, 25 de julho de 2009

Plano de BRT em Belo Horizonte

Obras. Projeto orçado em R$ 600 milhões promete melhorar o fluxo do transporte coletivo na capital

Prefeitura assina parceria para implantar ônibus rápidos
Intervenções fazem parte do plano de mobilidade para a realização da Copa


Thiago Lemos

Em busca de alternativas para melhorar o trânsito na cidade, em virtude da Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura de Belo Horizonte assinou ontem, durante o Seminário de Mobilidade Urbana, um convênio de cooperação técnica para implantar corredores rápidos de ônibus (Bus Rapid Transit - BRT) nas principais avenidas da capital. O projeto, orçado em cerca de R$ 600 milhões, foi acordado pelo município e o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e segue modelos de cidades como Curitiba (PR) e Bogotá (Colômbia).

A obra irá agilizar o transporte coletivo urbano, criando faixas exclusivas de trânsito e plataformas de embarque e desembarque (veja arte). Durante a primeira fase, as intervenções serão feitas nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, com previsão de conclusão para o fim de 2012. A segunda etapa inclui, entre outras, as avenidas Carlos Luz e Pedro II. As vias receberão prioridade por darem acesso ao estádio Mineirão.

Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, o processo de licitação para a realização do projeto executivo do primeiro trecho, orçado em R$ 1,7 milhão, já foi iniciado e até o fim de agosto sairá o vencedor. "A empresa que vencer a licitação terá um prazo de nove meses para a entrega do projeto de engenharia, que vai definir, por exemplo, quantas estações serão construídas e em quais pontos", explicou Ramon.

A primeira fase da obra prevê a implantação do BRT a partir da avenida Vilarinho, passando pela Pedro I e a Antônio Carlos até chegar a rodoviária. Ao todo serão 27 km. A BHTrans informou que já foi contratado um projeto para receber e otimizar as linhas de ônibus que circularão pela região central.

Mas a realização dessa primeira etapa depende da conclusão da ampliação da avenida Pedro I. De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, a reforma está em fase de licitação.

A concorrência pública para a criação do projeto que envolvem as avenidas Carlos Luz e Pedro II deve sair até o fim do ano.

Metrô. Ainda segundo o presidente da BHTrans, no fim das obras, a intenção é que a implantação dos corredores de trânsito se encaixem com a construção da linha 3 do metrô, que prevê a implantação do trecho que vai da Savassi até a Lagoinha. O BRT faria o transporte da Lagoinha até o estádio Mineirão. "A ideia é que o complexo da Lagoinha vire um grande ponto de integração", concluiu.

Seminário

Mobilidade. Durante o encontro também foram discutidos o planejamento de transporte por bicicleta, com a criação de ciclovias; melhorias em acessibilidade e nas condições para pedestres.

Corredor rápido de ônibus







PAC

Recursos dependem da União
Segundo o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, a verba para a implantação do projeto está dentro da pauta de reivindicações do PAC da Mobilidade, que está previsto para ser divulgado na segunda quinzena de agosto. Durante o encontro em Brasília, o prefeito vai cobrar mais investimentos para o metrô.

Diante da dificuldade da prefeitura em relação à verba para a construção do metrô, a implantação do BRT deve ser a principal intervenção no que se refere à mobilidade para a Copa de 2014. A opção pelo uso do BRT se deve ao fato do baixo custo para a implantação. Enquanto um quilômetro do metrô custa cerca de US$ 100 milhões, a mesma distância pelo sistema alternativo chega a US$ 10 milhões. (TL)
Publicado em: 18/07/2009
http://www.otempo.com.br/otempo/noti...dTipoNoticia=1

Nenhum comentário: