domingo, 14 de junho de 2009

Ampliação do Terminal Carapina - Grande Vitória

21/07/2008 08:05 | Ceturb - GV

Ceturb-GV licita projeto de ampliação e modernização do Terminal Carapina

Assessoria de Comunicação/Ceturb

As obras irão adequar a estrutura física do Terminal, inaugurado em 1989, às atuais necessidades dos usuários.

A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) abriu licitação pública para a elaboração de projeto executivo de ampliação e modernização do Terminal Carapina, que contará com extensão das áreas de embarque e desembarque de passageiros, novo sistema viário interno e externo, novos sanitários, lanchonetes, bicicletário, reforma da estrutura existente, dentre outras melhorias.

A obra integra o Projeto Transcol III, que está sendo implantado pelo Governo do Estado e compreende construção de quatro terminais: Jacaraípe (Serra), Jardim América (Cariacica) e São Torquato e Itaparica (Vila Velha); reforma e modernização de quatro terminais existentes: Laranjeiras e Carapina (Serra), Itacibá (Cariacica) e o de Vila Velha, e novo sistema viário interligando os municípios e alguns bairros da Grande Vitória.

Atualmente, uma média de 55 mil usuários passam diariamente pelo Terminal Carapina, por onde circulam 18 linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e oito linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município. A área do terreno do Terminal atualmente é de 11.440m² e, após a ampliação, será de 21.718m².

O edital de licitação para a contratação dos serviços especializados de arquitetura e engenharia está disponível no site www.ceturb.es.gov.br e na sede da Companhia, localizada na rua José de Carvalho, s/nº, Ilha de Santa Maria, Vitória. As propostas poderão ser entregues até as 14 horas do dia 04 de agosto, quando será iniciada a abertura dos envelopes.

Benefícios

As obras irão adequar a estrutura física do Terminal, inaugurado em 1989, às atuais necessidades dos usuários, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo melhores condições de circulação interna e externa, de distribuição dos pontos de parada e de organização das filas. A ampliação permitirá integração do Terminal Carapina ao Terminal Jacaraípe por meio de novas linhas alimentadoras. As vias do entorno serão descongestionadas, viabilizando novo acesso ao bairro Manoel Plaza e à Vale.

Os 26 bairros localizados na área de influência do Terminal Carapina e que serão diretamente beneficiados com as obras são: Bairro de Fátima, André Carlone, José de Anchieta, Jardim Tropical, Jardim Limoeiro, Chácara Parreiral, Hélio Ferraz, Jardim Carapina, Bicanga, Manguinhos, Carapina, Manoel Plaza, São Geraldo, CST, Boa Vista, Central Carapina, Parque de Exposições Carapina, Carapina Grande, Sossego, São Diogo, Novo Horizonte, Oceania, Praia de Carapebus, Vista da Serra, Planalto Serrano e Campinho da Serra.

Ampliação

Os serviços de ampliação incluem as áreas de embarque e desembarque de passageiros (plataformas), sistema viário interno e externo, instalação de sinalização horizontal e vertical, baias das linhas alimentadoras em 45º, a construção de mais um conjunto de sanitários, composto por banheiros feminino, masculino e família (equipado com fraldário). Também haverá novas guaritas de controle de acesso, projeto paisagístico e bicicletário.

Modernização

O projeto de modernização abrangerá toda a infra-estrutura existente. Serão feitas melhorias na iluminação, nas ruas internas, cobertura, piso, instalações hidrosanitárias, calçadas, paredes, pilares, instalações elétricas, entre outras.

Informações adicionais
Assessoria de Comunicação / Ceturb-GV
Isabela Nucci
3232 4510 / 9849 6178
isabela.nucci@gmail.com

Nenhum comentário: