sexta-feira, 12 de junho de 2009

Novidade em Curitiba

Ultrapassagem em canaletas é a nova evolução do transporte em Curitiba

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba. 01/06/2009

A possibilidade de ultrapassagem entre ônibus na canaleta da avenida Marechal Floriano é uma das principais causas da redução do tempo de viagem do transporte coletivo entre o Pinheirinho e o Centro. O tempo médio caiu de 35 para 25 minutos desde 9 de maio, quando entrou em funcionamento a nova linha de ônibus da Linha Verde, a Pinheirinho-Carlos Gomes, passando pela canaleta da Marechal, que foi reformada para permitir a ultrapassagem.


"Curitiba ganhou destaque internacional quando implantou eixos de transporte com canaletas exclusivas para ônibus, nos anos 1970. Nos anos 1990, a inovação foi o Ligeirinho, que tirou passageiros dos ônibus expressos cortando a cidade em viagens mais rápidas e paradas a cada três quilômetros. Quase 20 anos depois, o sistema passa por uma nova evolução. É a ultrapassagem nas canaletas, que entrou em funcionamento com a nova linha de ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes", explica o arquiteto Lubomir Ficinski, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Estações desalinhadas

Para ganhar tempo, em vez de parar atrás de outros ônibus nas estações-tubo, formando comboios em horários de pico, na Marechal Floriano os ônibus podem ultrapassar veículos parados nas estações. Para que isso fosse possível, as estações-tubo foram desalinhadas. Em vez de ficar frente a frente, como nas demais canaletas, os tubos foram deslocados, criando um vão de 120 metros entre as estações. Nesse espaço foi implantada uma terceira faixa de tráfego, que permite ultrapassagens quando um ônibus está parado na estação.

Neste momento, estão sendo desalinhadas todas as estações-tubo da avenida Marechal Floriano da Linha Verde ao Terminal Boqueirão. A obra permitirá a implantação do Ligeirão Boqueirão-Centro, que poderá ultrapassar os expressos convencionais e parar apenas nos terminais, para ganhar tempo.
Semáforos inteligentes

Para assegurar as ultrapassagens e permitir ganho de tempo ainda maior aos ônibus na canaleta, está sendo usada uma nova tecnologia que abre automaticamente os semáforos e dá preferência total para os ônibus nos cruzamentos da Marechal e da Linha Verde. A tecnologia é a mesma usada nas estradas, para abrir as cancelas e permitir que os veículos — que fizeram o pagamento antecipado ou são isentos — passem direto em praças de pedágio. Os ônibus carregam um dispositivo eletrônico (TAG), que, ao passar por um sensor implantado no piso das canaletas, a 150 metros antes de cada cruzamento, emite um sinal em radiofrequência e aciona a programação do semáforo, para dar preferência ao ônibus, abrindo o sinal verde. A mesma tecnologia está presente nos semáforos da Linha Verde.

Prioridade para os ônibus
"É a primeira vez que se faz uso urbano dessa tecnologia no Brasil e está funcionando muito bem. Agora estamos ajustando a programação para garantir o tempo de percurso dos ônibus", explica Guacira Civolani, gerente de Operações de Trânsito da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa municipal que gerencia o sistema de transporte coletivo. Esse sistema eletrônico também será implantado no trecho da Marechal Floriano entre a Linha Verde e o Terminal Boqueirão, que receberá o Ligeirão, onde serão implantadas prioridades diferenciadas para os veículos, para facilitar as ultrapassagens. O Ligeirão terá prioridade total e os expressos normais do Boqueirão e Hauer terão um nível de prioridade secundário nos semáforos.

O objetivo é permitir que um ônibus ultrapasse os demais, acione os semáforos para ter preferência na passagem e assim diminua o tempo de viagem. "A ultrapassagem devolve ao passageiro um ganho de tempo que ele estava perdendo no Ligeirinho, que foi uma inovação nos anos 1990 e perdeu velocidade com o aumento do número de veículos no trânsito", conta Luiz Filla, gesttor de operações da Urbs.
Ganho de tempo

A rapidez com que chegou ao centro, saindo da CIC e pegando a nova Linha Pinheirinho- Carlos Gomes, que tem apenas oito paradas no trajeto inteiro, surpreendeu o assistente de Recursos Humanos Alexandre Cardoso, de 21 anos. "Eu precisava pegar até três ônibus para voltar, agora posso pegar um só. Ganhei mais de uma hora e hoje em dia o tempo é muito precioso", comentou.
O metalúrgico Gean Marcel de Paula, 33 anos, morador do Sítio Cercado, também gostou da velocidade da nova linha de ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes. "Até estranhei o ônibus fazer ultrapassagem na canaleta, mas achei muito bom. Do Pinheirinho ao centro a viagem foi confortável e muito rápida", disse o trabalhador.

O motorista de ônibus Adilson Barbosa, de 35 anos, também está gostando da novidade. "A ultrapassagem precisa ser feita com segurança e por isso requer uma atenção redobrada com a travessia de pedestres, mas dá tranquilamente para cumprir o percurso em 25 minutos", disse ele.

Nenhum comentário: