quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Rio de Janeiro - Trem Urbano

Saída de trens da Central do Brasil é interrompida e causa tumulto


O Globo e CBN - 08/10/2009

Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe

Tumulto na Central do Brasil após paralisação na saída dos trens. Foto: André Coelho

RIO - Um trem vazio que chegava à Central do Brasil por volta das 16h10 desta quinta-feira apresentou um problema operacional que afetou a partida de trens da estação durante meia hora. Os trens partiam somente da estação São Cristóvão. Houve novo tumulto entre passageiros. A polícia precisou jogar gás lacrimogêneo e atirar com bala de borracha. Para complicar a situação, o Ramal de Saracuruna não está funcionando. Segundo a SuperVia, o ramal de Belford Roxo estaria atendendo aos usuários que precisam fazer baldeação na estação de Triagem.

Em função da suspensão da saída de trens da SuperVia na Central, o Metrô parou de vender temporariamente os bilhetes de integração Metrô/SuperVia. A concessionária permite o retorno gratuito à estação daqueles passageiros que tinham o bilhete de integração e desembarcaram do metrô para pegar o trem. Também em função do problema na SuperVia, a Estação Estácio está com fluxo maior de passageiros e, por questões de segurança, o acesso à plataforma de embarque no sentido Pavuna está sendo controlado pelos agentes da empresa.

Estava na Central e viu a confusão? Mande sua foto

De acordo com a SuperVia, nas bilheterias da estação Central do Brasil, os passageiros prejudicados podem pegar de volta o valor da passagem em espécie. O incidente ocorreu um dia após passageiros atearem fogo em trem do ramal de Japeri em protesto contra a demora da composição . Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas. E a circulação de trens no ramal ficou interrompida por cinco horas. O patrulhamento nas estações e nos arredores foi intensificado nesta quinta-feira.

Policiamento reforçado na estação de Nilópolis. Foto: Pablo Jacob

Ainda de acordo com a concessionária, os pas´sageiros foram informados da paralisação por meio de mensagens sonoras nos trens e nas estações. O jornalista Aloy dos Santos, que estava em um trem do Ramal de Belford Roxo, conta que só foi informado do problema quando chegava ao Jacarezinho.

- O clima está muito tenso na estação de Triagem. Alguns trens estão parados - contou.

Por causa da confusão na Central, o trânsito está lento nas duas pistas da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira, com reflexos no trânsito na Praça da República e na Praça Tiradentes. Há intensa movimentação de pasageiros nos arredores da Central do Brasil.

A prefeitura de Nova Iguaçu informou, em nota divulgada nesta quinta-feira, que vai entrar na Justiça com uma ação civil pública contra a Supervia nesta sexta-feira.

"É inaceitável o serviço que é oferecido aos trabalhadores da Baixada Fluminense e do subúrbio do Rio. Os problemas são freqüentes. Entre outras coisas vamos reivindicar melhorias no atendimento, maior segurança e o acesso para deficiente", explicou o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias, em nota divulgada.

Técnicos da SuperVia instalaram cinco novas roletas no lugar das que foram destruídas nesta quarta. Segundo a SuperVia, todas as estações do ramal de Japeri foram abertas para embarque e desembarque de passageiros e o movimento de trens foi normal até o incidente no fim da tarde. Conforme a concessionária havia anunciado, o embarque até as 10h foi feito gratuitamente para compensar os transtornos causados aos passageiros na quarta.

A confusão aconteceu no início da manhã. Um trem que fazia o percurso Japeri-Central do Brasil, às 7h40m, apresentou um problema operacional a 100 metros da estação Nilópolis e não pode prosseguir. Segundo a SuperVia, a companhia realizou o reparo da composição em vinte minutos, mas um grupo de passageiros forçou as portas e desembarcou na via férrea. Na plataforma da estação, , no entanto, passageiros contaram que, depois que o trem quebrou, a composição foi abandonada pelo maquinista, que não deu satisfação.

Nenhum comentário: