sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Ciclovia

ESCRITO POR FOLHA DE S. PAULO - 2.10.2009 - 11H19 | Imprimir | E-mail
Marginal Pinheiros terá ciclovia em quatro meses, afirma CPTM

Em quatro meses, a marginal Pinheiros terá sua primeira ciclovia. É o que promete a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que já começou as obras. A ciclovia terá 22 km, entre o parque Villa-Lobos e as proximidades da estação Autódromo da CPTM. A primeira etapa, prometida para o início de fevereiro, será entre as estações Vila Olímpia e Autódromo, um total de 14 km. Será usada uma antiga estrada da Emae (empresa estadual de energia elétrica), paralela à linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da CPTM e ao rio Pinheiros.

Sérgio Avelleda, presidente da CPTM, disse que a segunda etapa, até o parque Villa-Lobos, será construída simultaneamente, mas não há uma data prevista para entrega. O problema é a falta de acessos da marginal à ciclovia. No primeiro trecho já existem três acessos à estrada: nas estações Vila Olímpia, Jurubatuba e Autódromo. Nesses locais também há bicicletários.

Para o segundo, serão construídos acessos nas estações Cidade Jardim (que liga também ao parque do Povo) e Cidade Universitária (permitindo o acesso à USP pela ciclovia) e no parque Villa-Lobos.

As obras já estão em andamento -estão sendo instalados os gradis que vão separar a ciclovia da ferrovia, a um custo de R$ 5 milhões-, mas o projeto ainda não está pronto.

De acordo com Avelleda, o arquiteto Ruy Ohtake está participando das discussões a convite da Associação das Águas Claras do rio Pinheiros, uma entidade formada por empresas instaladas na região.

Avelleda disse que estão sendo analisados outros acessos da marginal à ciclovia e a integração com a ferrovia nas estações. "No futuro, queremos integrar as bicicletas com o trem."

A ideia de construir uma ciclovia na marginal é antiga, mas nunca saiu do papel. Em 2005, o Estado chegou a fazer um projeto, mas ele nunca foi executado.

Nenhum comentário: