quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Viação Novacap - Rio de Janeiro

A Historia da NovacapPDFImprimirE-mail
Escrito por Britto
Seg, 27 de Julho de 2009 18:58

Fundada no dia 2 de Maio de 1961, por Amilcar Pinheiro Machado e Maurílio de Amorim, a Viação Novacap foi batizada inicialmente de Viação Estrela de Prata. A empresa começou a operar com apenas 7 ônibus, fazendo a linha S 7 ( Bonsucesso – Sulacap ).
Quando os novos sócios assumiram a administração, a empresa contava com 100 veículos e cerca de 500 funcionários. As linhas já eram as quatros operadas atualmente – 284 ( Praça Tiradentes – Praça Seca ), 624 ( Mariopolis – Praça da Bandeira ), 723 ( Mariopolis – Cascadura ) e 917 ( Bonsucesso – Mallet, antiga Bonsucesso , Sulacap que originou a empresa ). Aos poucos Luis de Almeida, os filhos e o cunhado foram adquirindo as cotas de participação dos outros quatro sócios.

Em 1996, venderam a concessionária e iniciaram processo de reestruturação da transportadora que culminou num sistema de administração participativa, através da qual os funcionários apresentam idéias e sugestões, implementam mudanças e melhorias e, dessa forma, contribuem ativamente para o crescimento da empresa. E são conhecidos por isso.


Naquela época, contava com 20 funcionários na garagem localizada em Vila Valqueire, mesmo lugar onde esta sediada hoje a garagem 2 da empresa. Quase vinte anos depois, no dia 15 de Fevereiro de 1981, a Novacap, já com este nome, foi adquirida por Luiz de Almeida, seu cunhado João Gomes de Araujo e mais quatro primos. Também integravam a sociedade os filhos de Almeida, Luiz Carlos e José Luiz Araujo de Almeida. Os negócios da família incluíam ainda uma concessionária Volkswagen, que ficava em Realengo e era administradas pelos então estudantes de administração Luiz Carlos e José Luiz. Em 1997, a Novacap implantou o Departamento de Recursos Humanos e passou a investir mais intensamente no treinamento e qualificação dos funcionários, que hoje já chegam a 800. Fez também investimentos na frota, elevando o numero de veículos de 100 para 150, garantindo idade média dos ônibus de três anos. Foram realizadas ainda diversas obras de reforma e construção na garagem, com objetivo de melhorar o ambiente de trabalho, oferecendo conforto e segurança aos funcionários. A garagem foi ampliada, com a compra do terreno ao lado onde funcionava a garagem da Estrela. Hoje a garagem 1, onde estão localizadas a diretoria, as áreas de administração. Manutenção e a maior parte do trafego, possui 10,716 m². A garagem 2, ainda sede conta com 4,328 mil m², e abriga toda parte de arrecadação, servindo ainda como estacionamento para alguns veículos.
Em Dezembro de 2002, Luiz de Almeida faleceu, vitima de um câncer. Com a morte do empresário e principal dirigente da Novacap, os filhos Luiz Carlos e José Luiz assumiram a frente do negocio, que já ajudavam a dirigir desde os tempos da faculdade. ¨Trabalhávamos o dia inteiro aqui e estudávamos de noite, essa vivencia foi ótima para o nosso aprendizado¨ , Lembra Luiz Carlos. Com a experiência adquirida pelos empresários e mais os conhecimentos de quatro anos de estudos em Administração, eles estão não apenas dando continuidade ao trabalho do pai, mas inovando, implantando projetos inéditos dentro do setor de transporte e também adaptando, para a realidade da empresa, outros já testados e aprovados.

Entre os projetos inéditos, destaca-se o ¨Realizando um sonho com o cliente¨, que consiste em surpreender os clientes dentro dos ônibus com prêmios para quem responder mais rápido e corretamente perguntas sobre a Novacap. Outro vai oferecer aulas de dança de salão para funcionários, a idéia já foi aprovada. Projetos como esses surgem, na maioria das vezes, nas reuniões da equipe Nova Ação, idealizada pelos diretores com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a empresa e os funcionários em de colocar a Novacap em lugar de destaque dentro do setor.
E quando se fala em estreitar a relação entre funcionários e a empresa, os diretores também estão se referindo as famílias dos funcionários. Todos os meses os colaboradores que se destacam, divididos por categoria e, no caso dos motoristas e cobradores por linhas também. São premiados com eletrodomésticos. Na entrega dos prêmios as famílias são convidadas a participar de coquetel. ¨é uma forma de trazer a família dos funcionários para dentro da empresa e assim contar com seu apoio. O marido ou a esposa passam a incentivar os companheiros que trabalhava na empresa, cobram deles melhores resultados, assiduidade, pontualidade, enfim que seja um bom funcionário¨ , explica Luiz Carlos. No dia 21 de Junho de 2003, a Novacap inovou mais uma vez, realizando a festa junina, na sede social do sindicato dos rodoviários para todos os funcionários e suas famílias.
A Equipe Nova Ação, formada por diretores, gerentes e alguns chefes de setor e funcionários, se reúnem toda semana para discutir as idéias apresentadas pelos colaboradores através da caixa de sugestões e debater novos projetos. Todos os funcionários participam também de reuniões paralelas com membros desta equipe.
Foi a partir das reuniões da Equipe Nova Ação que surgiu a idéia de criar o Jornal Nossas Noticias, uma publicação voltada para os funcionários. Outros dois projetos em andamento são a contratação de um plano de saúde e a implantação do Tele curso 1º e 2º grau. ¨Nosso objetivo e que todos tenham o 2º grau, com isso melhorar ainda mais a qualidade no atendimento¨, afirma o diretor. E por qualidade no atendimento entenda-se respeito ao cliente e, acima de tudo, satisfação com o serviço.
Uma boa prova de que a empresa esta levando muito a serio esse assunto são os relatórios mensais do serviço de atendimento ao cliente, do Rio Ônibus, que através de um telefone gratuito atende reclamações, sugestões e elogios de 47 empresas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro. Todos os relatórios parabenizam a Novacap pelos 100 % de retorno de resposta. Segundo Shalimar, o diretor José Luiz analisa pessoalmente as reclamações, toma providencias para que os erros não sejam repetidos e faz a carta resposta informando as medidas tomadas pela empresa. Segundo Luiz Carlos, quanto maior velocidade se der aos projetos e ações voltados para o crescimento da empresa, mais rápido os resultados virão. Ninguém na Novacap duvida disso.
Essa é a Novacap.

Materia publicada pela Revista Ônibus
Maio/ junho - 2003

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalhei na |Empresa no periodo de 1995 ate 2005 e realmente pude testemunhar o crescimento desta Empresa. É uma pena ter pedido para sair, continuo torcendo por todos que nela trabalham. Parabéns Novacap !!!!