terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Novos trens do metrô SP operarão sem condutor

11/11/2009 - Uol Notícias
A ViaQuatro, empresa do grupo CCR, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo, divulgou imagens de como serão os novos carros desta linha, que começam a operar em março de 2010.
Os trens estão sendo construídos na Coreia do Sul e virão equipados com o sistema "driverless", que permite a operação sem a presença do condutor dentro do trem, ainda inédito na América Latina.
Os trens terão ar-condicionado em todos os carros, corredores articulados para interligação entre os vagões e possibilitarão aos usuários falar ao celular e acessar a internet via rede sem fio (wireless).
Outras novidades são a saída de emergência, que será feita por portas em suas extremidades, e as divisórias de vidro que separarão a plataforma dos trilhos em todas as suas estações, o que contribuirá para a diminuição de acidentes.
Outro fator importante de segurança é o sistema de alimentação elétrica dos trens. A rede de energia está instalada no teto dos túneis e estações e, assim, os trilhos ficam desenergizados.
Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 - Amarela ligará a estação da Luz, no centro de São Paulo, à Vila Sônia, percorrendo o corredor Consolação - Rebouças - Francisco Morato, ao longo de 11 estações, a serem entregues por etapas.
As primeiras estações a entrarem em operação são Paulista e Faria Lima. Fazem ainda parte da primeira fase do projeto as estações Butantã, Pinheiros, República e Luz. Até 2014, a linha estará completa, com a entrada em operação das estações restantes: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo - Morumbi e Vila Sonia.
Para a primeira fase do projeto, foram adquiridos 14 trens (84 carros). Para a segunda, serão fornecidos, adicionalmente, até 15 trens (90 carros).

Nenhum comentário: