domingo, 10 de janeiro de 2010

VLT Grande São Paulo

METRÔ LEVE NA REGIÃO DO ABC: SECRETARIA E PREFEITURAS ASSINAM ACORDO

Um acordo de cooperação entre a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e as prefeituras de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foi assinado, nesta terça feira (22), com o objetivo de realizar estudos e elaborar projeto para implantação de um Metrô Leve na região do ABC. A ideia é que ele faça a ligação das duas cidades à Estação Tamanduateí — que hoje atende a Linha-10 Turquesa da CPTM e, a partir do final de março de 2010, a Linha 2-Verde do Metrô.

O Metrô será responsável pela contratação do projeto básico, elaboração dos estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O projeto funcional é que definirá a tecnologia mais adequada a ser adotada pelo Metrô Leve. A verba de R$ 27,6 milhões para a elaboração do projeto básico provém do Ministério das Cidades e será liberada pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos).

Atualmente, a Estação Tamanduateí da CPTM está sendo ampliada para se integrar à estação de mesmo nome do Metrô, que está em construção e é parte da extensão da Linha 2-Verde até Vila Prudente. As obras desse trecho — incluindo as estações — têm previsão de entrega até o final de março de 2010.

Um comentário:

Denis Marcinatto disse...

Para isso dar certo, será preciso uma tecnologia que seja rápida e eficaz, já que no trajeto proposto há muitos pontos de grande demanda, como Terminal de São Bernardo (EMTU), Fundação Santo André, Rudge Ramos e Bairro Cerâmica-SCS. Além de não "poluir" visualmente as divisas das três cidades.