domingo, 10 de janeiro de 2010

Rio de Janeiro recebe ônibus elétrico da Coppe

  • ESCRITO POR REDAÇÃO WEBTRANSPO - 6.1.2010 - 9H17 | Imprimir | E-mail
Veículo vai gerar ganhos ambientais para a cidade

A Coppe, unidade de pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou um novo ônibus elétrico para uso urbano a Eduardo Paes, Prefeito da cidade, nesta semana.

Movido com energia elétrica alimentada por baterias, o ônibus tem autonomia de 100 quilômetros e apresenta emissão zero de gases poluentes. Do tamanho de um ônibus convencional, com 12 metros de comprimento, o veículo elétrico tem capacidade para transportar 70 passageiros - 37 sentados, com espaço reservado para cadeirante.

O novo ônibus é equipado com três portas de acesso, suspensão a ar, piso baixo e rampa de acesso para cadeira de rodas. Além disso, o veículo possui um sistema de tração elétrico, com manejo de energia diferenciado, que permite o armazenamento de energia elétrica a cada frenagem ou condição de descida.

Segundo a Coppe, o veículo apresenta vantagens em custos de manutenção e, além disso, pode gerar benefício financeiro com a obtenção de créditos de carbono. Recentemente, o Brasil atingiu, em leilão, o valor de R$ 42 por tonelada de carbono, o que representaria uma receita potencial de R$ 70 milhões por ano para toda a frota do estado.

Nenhum comentário: