sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Trem da Linha 4 chega ao pátio da ViaQuatro

08/01/2010
Três carros do primeiro trem da futura Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo, que ligará a Estação Luz (região central) à Vila Sônia (zona sudoeste), chegarão ao pátio da ViaQuatro no início da manhã desta sexta-feira, 08 de janeiro. Os carros da composição virão do Porto de Santos em carretas. Ao chegar à capital, o transporte especial será coordenado pela CET e deve ocorrer entre 0h00 e 5h00.
No domingo (10), chegam a São Paulo os outros três carros que compõem o primeiro trem. E no mesmo dia, está prevista a chegada do segundo trem ao Porto de Santos.
Os trens serão com sistema totalmente automático, driverless (sem condutor), uma tecnologia inovadora na América Latina.
Com a operação automática, há mais segurança: as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, o que confere mais agilidade à operação dos trens. Na Linha 4, o intervalo entre os trens poderá chegar a 75 segundos.
Os trens da linha terão passagem livre entre carros, portas de emergência em suas extremidades e sistemas que permitirão a comunicação direta com o CCO - Centro de Controle Operacional.
Eles são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária: ar-condicionado em todos os carros, corredores articulados para permitir melhor acomodação dos passageiros, baixo nível de ruído e som ambiente.
Outra novidade da nova linha do Metrô paulista é o uso de portas de plataformas (portas de vidro que separam a plataforma dos trilhos). O sistema contribuirá para a diminuição de ocorrências operacionais e interrupções no transporte metroviário.

Nenhum comentário: