quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bonde italiano entra em processo de restauro

10/02/2010 - A Tribuna On-line

Clique para ampliar
Bonde italiano sendo restaurado em Santos. Foto: Divulgação/PMS

Mais um exemplar de bonde europeu começa a passar por um criterioso trabalho de restauração nas garagens da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Trata-se de um dos dois veículos italianos doados ao Município pela cidade italiana de Turim, o de prefixo 3265, construído pela FIAT italiana na década de 40.

Atualmente na cor laranja, a carroceria já está sendo lixada e recebendo acabamento externo para voltar à cor original, em dois tons de verde. Sob a coordenação do engenheiro elétrico da CET, Marcos Rogério Nascimento, a equipe começou realizando um estudo prévio das condições gerais do veículo para definir o projeto de restauro.

O exemplar italiano possui dois trucks (chassis), quatro motores – diferente dos que estão em circulação que têm dois motores -, e capacidade para 109 passageiros. Os veículos da série 3000, como esse, rodaram na Itália até o final da década de 90.

O bonde 3265 tem um sistema bloqueador de portas original, ou seja, não dá partida com a porta aberta. Os profissionais da CET já substituíram os cabos de eletricidade e instalaram novo compressor e alternador. Uma novidade nesse trabalho é a confecção das réplicas dos assentos e das bases dos assentos, com reaproveitamento de materiais reciclados pela companhia, como colunas de semáforos.

A CET está reaproveitando e restaurando o maior número possível de peças originais, de forma a reduzir os custos. Até um circuito interno de TV com dois monitores será implementado no bonde italiano, cuja finalidade será orientar o motorneiro nas manobras. Os dois bondes italianos chegaram a Santos em fevereiro do ano passado e vem ampliar o acervo do Museu Vivo do Bonde, da Prefeitura.

Nenhum comentário: