quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ViaPORTO ganha contrato em Portugal

09/02/2010 - Railway Gazette

O consórcio ViaPORTO foi adjudicado em um contrato de US$ 232 milhões para operar e manter a linha de VLT do Metro do Porto por cinco anos, a partir de 1º de abril.

O consórcio compreende o Grupo Barraqueiro, que opera o transporte ferroviário suburbano Fertagus e o sistema de VLT do Metro Sul do Tejo em Lisboa, a empresa de manutenção de infra-estrutura Manvia, e os operadores internacionais de transportes Arriva e Keolis. O consórcio disse que sua proposta foi selecionada como a melhor financeira e tecnicamente.

Os proponentes não selecionados foram a Veolia e uma joint-venture da Efacec/Transdev. A Transdev opera atualmente a rede do Normetro, o consórcio que recebeu o contrato para projetar, construir, operar e manter a Primeira fase do Metro do Porto, em Dezembro de 1998.

Inaugurado em 2002, a rede de bitola standard passa a abranger cinco linhas, totalizando 60 km de percurso e 70 estações, transportando 50 milhões de passageiros por ano.

Para satisfazer a demanda da linha, 30 VLT Flexity Swift, da canadense Bombardier, entraram em operação dia 8 de janeiro passado. A partir de 1º de fevereiro, a Linha Vermelha será operada exclusivamente pelos novos trens, divulgando a Eurotrams para abranger mais capacidade nas linhas Azul e Verde.

Nenhum comentário: