A inauguração hoje da mais moderna estação de metrô da América Latina, a nova Estação Sacomã da Linha 2-Verde, é mais uma etapa cumprida do Expansão SP. E um novo marco na história nos transportes públicos do País. Isso porque a estação incorpora o que há de mais moderno em acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia de ponta.
De cara o usuário tem contato com a nova sinalização eletrônica, bloqueios de vidro sem catracas, e 19 escadas rolantes inteligentes, que tornam mais rápido o acesso às plataformas. Aqui, outra novidade são as portas de vidro que abrem em sincronia com as portas dos trens, organizando o embarque, com mais segurança e conforto.
A Estação Sacomã é totalmente acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida: rampas de acesso nas calçadas, corrimãos mais baixos, sinalização sonora e visual de alerta, bloqueios especiais e piso táctil. São 5 elevadores: no mezanino, plataformas e na passarela de acesso ao terminal de ônibus.
Sustentabilidade é outra marca registrada da Estação Sacomã: novo sistema de ventilação, dotado de umificadores de ar; maior aproveitamento da iluminação natural (com menor gasto com energia); e captação da água de chuva, para utlização em banheiros e limpeza geral
A localização da Estação Sacomã – na esquina das ruas Greenfeld e Agostinho Gomes - vai facilitar a vida dos moradores da região. E também daqueles que se utilizam do Expresso Tiradentes e dos ônibus do Terminal Sacomã, ambos próximos. Com isso, a expectativa é de um movimento de em torno de 80 mil passageiros/dia na estação. Na prática, a estação Sacomã marca uma nova fase na história da rede de transporte público na região metropolitana, que prevê a integração de trens, Metrô e ônibus. Com mais pontos de conexões, os usuários farão deslocamentos mais rápidos e confortáveis. Em 2007, o sistema de transporte público de São Paulo contava com apenas 30 pontos de conexão, incluindo Metrô e CPTM. Em 2010, esse número saltará para 42 pontos. E em 2014, com o Plano de Expansão concluído, chegará a 91.
Outras conexões serão criadas ainda neste semestre. Quando for inaugurada a estação Tamanduateí, os usuários da Linha 2-Verde poderão se conectar gratuitamente com a Linha 10-Turquesa, da CPTM, que liga o ABC ao centro da capital paulista. Já a estação Vila Prudente do Metrô, também prevista para ser inaugurada nos próximos meses, fará a ligação direta com o sistema de monotrilho que irá até Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade.
Um comentário:
Uma obra nababesca. Desnecessária e uma prova cabal de que os governantes atuais de São Paulo, não têm o menor respeito com o dinheiro público. Nás não queremos estações e trens para morar neles, precisamos de tramporte rápido, bom e em grande número. Obra de arte, faz quem tem dinheiro para jogar fora, foi o que fizeram no SACOmÃ.
Nildo Cordel
Postar um comentário