terça-feira, 9 de março de 2010

Azul, NHT e Webjet conquistam espaço para voar em Congonhas (SP)

ESCRITO POR REDAÇÃO WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO / 9.3.2010 / 10H41 | Imprimir | E-mail

Companhias aéreas iniciarão operações no terminal a partir de abril

Companhias terão 30 dias para pedir a autorização das rotas para a Agência e iniciar os voos

No próximo mês, os passageiros que utilizam o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terão à disposição mais três companhias aéreas. Isso será possível graças a distribuição de sltos (horário de pouso e decolagem) realizada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta semana.

Com isso, as empresas NHT, Webjet e Azul passarão a concorrer com as atuais operadoras do aeroporto, OceanAir, Gol/Varig e TAM.

De acordo com o órgão, entre as novas empresas que voarão em Congonhas, a NHT, do Rio Grande do Sul, conseguiu 28 horários, sendo dez deles durante a semana. A Webjet ficou com 18 slots e a Azul, 8. Ambas voarão aos sábados e domingos. Contudo, as rotas serão definidas posteriormente pelas empresas.

Além disso, a OceanAir, que já opera em Congonhas, ampliará em quase 30% sua participação no aeroporto: serão 38 novos slots, incluindo dez para uso de segunda a sexta-feira - atualmente, a empresa opera 132 pousos e decolagens no aeroporto paulistano.

Já a TAM somará 54 slots aos atuais 1.404 horários (crescimento inferior a 4%) e a Gol, que opera hoje 1.448 pousos e decolagens em Congonhas, terá mais 56 - aumento também menor do que 4%.

Segundo a Anac, o resultado da distribuição deverá ser homologado no máximo até a próxima terça-feira, 16, e publicado no Diário Oficial da União. Após a publicação oficial, as companhias terão 30 dias para pedir a autorização das rotas para a Agência e iniciar os voos.

Assim, se a empresa não operar os voos no prazo determinado, os slots deverão ser devolvidos para a Anac para que haja uma nova distribuição.

Nenhum comentário: