sexta-feira, 5 de março de 2010

METRÔ INICIA INSTALAÇÃO DE PORTAS DE PLATAFORMA NA ESTAÇÃO VILA MATILDE DA LINHA 3-VERMELHA



As obras serão realizadas sempre aos finais de semana em horários de menor movimento e contará com uma estratégia diferenciada na circulação dos trens

O Metrô de São Paulo inicia, neste final de semana (dias 27 e 28 de fevereiro), a instalação de portas de plataforma na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda). A Estação Vila Matilde será a primeira desta linha a receber o dispositivo de segurança. Em janeiro, a Estação Sacomã, na Linha 2-Verde (Sacomã/Vila Madalena), foi a pioneira da rede metroviária a ter em suas instalações essa inovação tecnológica.

O sistema de portas é composto por estruturas de vidro, de cerca de 2,5 metros de altura, que se estendem por toda a plataforma e têm abertura simultânea com as portas do trem. A principal vantagem do equipamento é diminuir a interferência na circulação das composições, além de organizar o fluxo na plataforma e proporcionar um embarque e desembarque mais seguro. Tudo isso agiliza a operação e garante a prática de intervalos menores, além de trazer maior tranquilidade para o usuário.

Estratégia Operacional Diferenciada

A instalação das portas de plataforma na Estação Vila Matilde será executada sempre aos finais de semana, com início às 22h do sábado e durante o domingo, priorizando os horários de menor fluxo de passageiros. Para garantir a realização das obras com segurança e minimizar o impacto no tempo de viagem, o Metrô adotará estratégias operacionais diferenciadas na circulação dos trens. Por esta razão, haverá um acréscimo aproximado de 10 minutos no tempo completo de viagem entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera — apenas no fim da operação de sábado e durante toda a operação de domingo.

Na região entre as estações Penha e Guilhermina-Esperança, os trens circularão em apenas uma via. Com isso, os usuários que tiverem como destino as estações da região Leste terão que trocar de trem nas estações Penha e Guilhermina-Esperança para prosseguirem a viagem. Já quem tiver como destino as estações da região Oeste terá que trocar de trem na Estação Guilhermina-Esperança. A Estação Vila Matilde estará aberta normalmente para o embarque e desembarque de passageiros. Para evitar transtornos e atrasos durante o trajeto, o Metrô solicita a seus usuários que programem com antecedência o tempo estimado para seus deslocamentos.

Nos dias úteis a operação será normal em toda a Linha 3-Vermelha e não haverá interferência no tempo de viagem em função das obras em Vila Matilde. O Metrô também pede a compreensão dos passageiros que passarão a conviver com as obras durante a instalação das portas de plataforma.

Além da instalação na Estação Vila Matilde, o novo sistema também será colocado no trecho em expansão na Linha 2-Verde (estações Tamanduateí e Vila Prudente), nas estações da futura Linha 4-Amarela e, futuramente, esse benefício se estenderá para outras estações do sistema.

Metrô=SP, 26/02/2010

Nenhum comentário: