sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Fortaleza

Metrô de Fortaleza retoma obras em ritmo lento

14/08/2009 - Diário do Nordeste

Após 43 dias de paralisação, os trabalhos de construção do Metrô de Fortaleza foram retomados, ontem, mas em ritmo ainda lento. Nos principais canteiros de obras, eram poucos os trabalhadores presentes, a exemplo do da futura Estação de São Benedito, no Centro. Por lá, passaram o secretário estadual de Infra-estrutura, Adahil Fontenele, e os diretores do Metrofor e do Consórcio construtor Queiroz Galvão/ Camargo Corrêa, para garantir a normalização dos serviços.

De acordo com o secretário Adahil Fontenele, a retomada das atividades, a partir da próxima segunda-feira, será de 100%. “Esse reinício, com poucos trabalhos, era de se esperar. Foram férias prolongadas e muitos trabalhadores estão chegando aos canteiros aos poucos”. Ainda assim, conforme o governo, cerca de 60% dos 720 operários da obra voltaram aos postos de trabalho.

O gerente geral do Consórcio, Aglaeudo Leite, acrescentou, ainda, que a morosidade do primeiro dia de reinício é conseqüência do número de funcionários que pediram demissão durante o período de suspensão dos trabalhos, além das férias coletivas dadas aos demais trabalhadores.

Aglaeudo Leite não quis comentar o motivo pelo qual as obras não foram retomadas na última sexta-feira, quando a Justiça anulou a liminar que suspendia os trabalhos. No entanto, a direção do Metrofor disse que a causa seria a retenção de um repasse de R$ 21 milhões, ainda suspenso.

Ainda segundo o gerente do Consórcio, cerca de 800 funcionários tocavam os trabalhos até o Tribunal de Contas da União (TCU) alegar o superfaturamento e suspendê-los. Agora, para compensar os dias parados, Aglaeudo Leite acredita que serão contratados mais 1.200 funcionários, a fim de manter o cronograma que prevê a conclusão do Metrô para dezembro do próximo ano.

Sobre esse atraso, o governador Cid Gomes — durante solenidade no Hospital do Coração de Messejana — declarou categoricamente: “Não foi por falta de dinheiro nem de projeto que as obras do Metrofor foram paralisadas. Foi por questões alheias à nossa vontade”, descartando a alegativa da falta de recursos.

O governador informou que, recentemente, foram contratados 20 trens elétricos modernos que devem operar a linha Sul do metrô, de Maracanaú ao Centro de Fortaleza. “Para que já comece a chegar trem aqui em setembro de 2010”.

O tempo no qual as obras ficaram paradas, disse Cid Gomes, deve demandar “muito esforço, muita hora extra e muito empenho para manter o cronograma que prevê a conclusão do metrô em 2010”.

Ontem, dos operários presentes aos canteiros de obras, alguns chegaram a operar com tratores, mas boa parte se concentrou nos serviços de varrição. “Acreditamos que o trabalho será incrementado ainda na tarde de hoje (ontem), ressaltou Fernando Mota, assessor da presidência do Metrofor.

O secretário Aglaeudo Leite adiantou que o Estado já está dando prosseguimento a outras etapas da construção do metrô. São elas: a conclusão do rebaixamento da Estação da Parangaba, que vai permitir a construção da estação do bairro; a licitação do viaduto da Av. Padre Cícero, em fase de conclusão; e o reforço estrutural do Lord Hotel, previsto para começar em meados de setembro.

Nenhum comentário: