sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Região de Campinas

Terminal Metropolitano de Americana atenderá a população neste final de semana
13 de agosto de 2009

A transferência do primeiro grupo de linhas gerenciadas pela EMTU/SP para o novo terminal será neste sábado, dia 15/08.

O Terminal Metropolitano de Americana começa a operar neste sábado, dia 15/08, com a transferência da operação de sete linhas de ônibus intermunicipais das empresas Auto Viação Americana e Ouro Verde que deixarão de atender o Terminal Urbano do município. Com a nova área os usuários terão mais conforto e segurança no transporte metropolitano.

Construído pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, o Terminal de Americana faz parte da estruturação do sistema de transporte da região Noroeste da RMC, promovida pelo Governo de São Paulo. Além deste terminal, foram também construídos o Corredor Metropolitano, a Estação Anhanguera e os terminais de Hortolândia e Campinas. Outras obras estão programadas para serem entregues em novembro deste ano, incluindo as intervenções complementares no município de Americana.


Linhas de ônibus

Das sete linhas de ônibus, duas terão seus pontos finais transferidos do Terminal Urbano. As demais deixarão de atender de passagem o mesmo local e passarão a operar no Terminal Metropolitano.

Com este primeiro grupo de linhas o novo terminal receberá 14 ônibus que fazem em média 4 mil viagens por mês e transportam, aproximadamente, 80 mil usuários no mesmo período.


As seguintes linhas atenderão de passagem o Terminal Metropolitano de Americana:

- AUTO VIAÇÃO AMERICANA

622 Americana - Santa Bárbara d’ Oeste (Terminal Urbano de Santa Bárbara d´Oeste) –

626 Americana - Santa Bárbara d’ Oeste (Jardim Europa)

- OURO VERDE

641 Americana - Sumaré (Terminal Rodoviário de Sumaré)

645 Americana - Nova Odessa (Jardim São Manoel), via Jardim Santa Rosa

646 Americana - Nova Odessa (Jardim São Manoel), via Nova Odessa


Linhas que passarão a fazer ponto final no Terminal Metropolitano de Americana:

- AUTO VIAÇÃO AMERICANA

621 Americana - Santa Bárbara d´Oeste (Conj. Hab. Roberto Romano)

622EX1 Americana - Santa Bárbara d´Oeste (Terminal de Ônibus Urbano de Sta. Bárbara d´ Oeste), via SP 304


Terminal Metropolitano de Americana

O novo Terminal Metropolitano de Americana possui estrutura em concreto armado com cobertura metálica, três plataformas com piso intertravado e podotátil, sala de apoio operacional, banheiros públicos e bicicletário com capacidade para 100 unidades.

Ao todo, o terminal contará com 24 linhas de ônibus, incluindo as sete dessa primeira fase. A transferência será feita de forma gradativa para evitar transtornos aos usuários da região.


Outras obras

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP fará diversas intervenções complementares nas imediações do novo Terminal Metropolitano de Americana para proporcionar mais mobilidade, conforto e segurança à população.

As obras, que começarão até o final deste mês e ficarão prontas em 30 dias, incluem a construção de dois calçadões de acesso ao Terminal Metropolitano de Americana: um de 120 metros de extensão, a partir do mercado municipal; outro, com 200 metros de extensão, ligando a área ao Terminal Urbano. As passagens terão piso intertravado e podotátil para mais segurança aos usuários, principalmente àqueles com mobilidade reduzida e com deficiência visual. Se necessárias, serão instaladas sinalizações vertical, horizontal e semafórica para mais segurança dos usuários.

Na Praça Comendador Muller será construída uma baia com abrigos, exclusiva para os ônibus metropolitanos, que facilitará a integração com as linhas de ônibus municipais. Além disso, a EMTU/SP instalará o novo modelo de abrigos projetado pela empresa em 30 paradas das vias por onde circulam as linhas metropolitanas. Serão 60 módulos de abrigos. Assim, em cada parada haverá coberturas duplas com bancos e anteparos de vidro.


Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP

Nenhum comentário: