sábado, 8 de agosto de 2009

Rio de Janeiro

REFORMULAÇÃO DA REDE DE TRANSPORTES

Prefeitura assina convênio para implantação do Bilhete Único

Publicada em 07/08/2009 às 09h53m

Isabela Bastos e O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 4,3

RIO - O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, assinaram, nesta sexta-feira, um convênio com a Companhia Brasileira de Soluções e Serviços (CBSS), que detém a empresa de cartões Visa Vale, para a realização de um estudo de reformulação do desenho da rede de transportes. O convênio, de cerca de R$ 4 milhões, vai financiar os estudos para implantação do bilhete único nos transportes do Rio.

Serão mapeados o número de linhas de ônibus, de passageiros transportados e de viagens feitas (bem como a origem e o destino dessas viagens).

Segundo o prefeito, somente com essas informações em mãos a prefeitura poderá começar a implantar o bilhete único, uma das promessas de Paes durante a campanha à prefeitura

A CBSS compromete-se a contratar, sem custos para o município, trabalhos de consultoria em tecnologia da informação, engenharia e administração aplicados em transportes. Os parâmetros dos estudos serão decididos pelos técnicos da Secretaria de Transportes.

Em tom duro, o prefeito Eduardo Paes criticou, nesta quinta-feira, as empresas de ônibus do Rio. Ele qualificou o sistema como uma bagunça e prometeu licitar as linhas dos coletivos após terminar o processo, anunciado quarta-feira, de licitação das vans. Paes citou o excessivo número de ônibus que circulam pela Avenida Rio Branco, uma das principais vias do Centro, e disse que não terminará seu mandato com 85 linhas transitando ali. Ele lembrou que a proliferação das vans se deu por conta da má qualidade do serviço dos ônibus ao longo dos anos. Paes afirmou que o Rio hoje tem "o trânsito mais caótico do país".

- Tinha gente precisando ser transportada. Se a demanda estivesse sendo suprida, não tinha van alguma. Recife organizou o negócio e não tem mais mafuá de vans nas ruas. São Paulo conseguiu organizar o transporte complementar e fazer o bilhete único. Só no Rio continua essa bagunça - afirmou o prefeito.

Nenhum comentário: