segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Metrô SP

Metrô-SP testará trem sem condutor na Linha 4

02/08/2009 - G1

Os testes com os trens da Linha 4 (Amarela) da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) devem ser iniciados em novembro e não terão condutores nas composições. Eles vão funcionar no sistema “driverless”, operados a partir do centro de controle operacional, por meio de ondas de rádio.

Os testes iniciais serão realizados num trecho de 1 km de trilhos, dentro do Pátio Vila Sônia. Depois, passarão para a via. Nesse estágio, as composições vão correr em um trecho de 4.964 metros, entre a Vila Sônia e a Estação Faria Lima. A finalização das avaliações dinâmicas dos trens está prevista para fevereiro de 2010.

A estimativa do Metrô é entrar em operação comercial no fim do primeiro trimestre de 2010. A construção teve início em 29 de abril de 2004. O primeiro trecho a funcionar será entre as estações Faria Lima e Paulista. Cerca de um mês depois, os trens vão até a Estação Butantã, fazendo a transposição subterrânea do Rio Pinheiros, 15 metros abaixo do leito.

Essas três estações já têm 90% das obras concluídas. A fase atual de construção é de colocação de pisos e revestimentos das paredes, além de outros acabamentos. Até mesmo as escadas rolantes foram instaladas. Os operários trabalham 24 horas para finalizar as obras. “Será entregue no fim do ano o primeiro trecho, entre as estações Faria Lima e Paulista”, reitera José Kalil Neto, assistente da presidência do Metrô.

Também é previsto para o primeiro semestre de 2010 a abertura das estações Luz e República. A Estação Pinheiros, palco da maior tragédia do Metrô paulistano, cujo desabamento das obras em 2007 provocou a morte de sete pessoas, tem previsão de abertura para operações no terceiro trimestre do próximo ano. E 60% das obras dessa estação estão concluídas.

“Os túneis e o poço estão prontos, além de duas das cinco lajes previstas”, diz Kalil Neto.

A operação comercial da primeira fase da Linha 4 será feita entre as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Os trens passarão sem parar pelas estações Pinheiros, Fradique Coutinho e Oscar Freire, que estarão em fase de conclusão de obras. Ainda em 2010, está prevista abertura das estações República e Luz ao público.

A Linha 4 é a primeira do Metrô paulista que terá o dispositivo denominado Aparelho de Mudança de Via (AMV), equipamento que possibilita o cruzamento de linhas. Ele está localizado no Pátio Vila Sônia e no estacionamento da Estação Paulista.

Nenhum comentário: