terça-feira, 18 de agosto de 2009

Metrô SP

SP inicia extensão da Linha 5 do Metrô

18/08/2009

O governo de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira, 17, as obras da futura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5 – Lilás do Metrô, a única que ainda não se integra com as demais no sistema.

Dentre as autoridades presentes na cerimônia, ocorrida no canteiro localizado à Av. Adolfo Pinheiro nº 306, estava o governador José Serra; o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM); o presidente da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda; o presidente do Metrô de São Paulo, José Jorge Fagali; o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, entre outros.

Para a Linha 5 – Lilás, serão construídos 12 km de linha e 11 estações, partindo da estação Largo Treze e se estendendo até a estação Chácara Klabin, na Linha 2 – Verde. A estação Adolfo Pinheiro ficará pronta no primeiro semestre de 2011, conforme prevê o governo. A partir de 2012, a Linha 5 - Lilás transportará 640 mil passageiros por dia com a integração.

De acordo com Portella, a prefeitura de SP já investiu R$200 milhões na Linha 5 – Lilás. “Queremos continuar esse trabalho com alegria, obsessão, compromisso e resultado”, disse Portella no fim de seu discurso.

Discursaram além de Portella o prefeito Gilberto Kassab, que agradeceu o esforço do governo na questão dos transportes públicos e, por fim, o governador José Serra, que comentou sobre o Plano de Expansão e o Rodoanel. Dois vídeos foram apresentados no telão, com as obras de extensão da Linha 2 – Verde e Linha 4 – Amarela.

No fim da cerimônia, José Serra vestiu um capacete de obras, subiu no trator e escavou o primeiro buraco de terra do canteiro, simbolizando o inicio das obras da estação Adolfo Pinheiro.

Nenhum comentário: