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Ônibus do futuro ganhará as ruas |
O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou, na manhã de ontem, durante audiência pública para debater a implantação do Corredor Norte/Sul, que, até o fim de janeiro, vai ser aberto o processo de licitação. É o primeiro passo para o projeto sair do papel. A previsão é que a obra seja iniciada em abril do próximo ano e entregue à população um ano e meio depois. O presidente do Grande Recife Consórcio, Dilson Peixoto, assegurou que não será cobrada tarifa diferenciada para quem utilizar o serviço. Dilson explicou que vão ser realizadas duas licitações. Uma, no valor de R$ 200 milhões, para construção do elevado e implantação das estações. E outra, de R$ 100 milhões, para aquisição dos 150 veículos. O projeto básico foi concluído e o processo licitatório vai tomar como base as especificações contidas nele. O Norte/Sul terá dois trechos. O primeiro vai ser composto por duas vias: uma que vai ligar o município de Igarassu, na Zona Norte da Região Metropolitana, ao Terminal Integrado Joana Bezerra, utilizando o corredor da Avenida Agamenon Magalhães, e outra rota com destino ao Centro do Recife, pela Cruz Cabugá. Nos 45 quilômetros que o corredor terá entre Igarassu e Cajueiro Seco, ligando os extremos da Região Metropolitana, os ônibus passarão a cada um minuto, como acontece em Curitiba. Diferentemente do modelo curitibano, o previsto para o Grande Recife ainda tem uma área elevada, a ser construída sobre a Avenida Agamenon Magalhães, a uma altura de seis metros do chão e numa extensão de sete quilômetros. Esse trecho ficará entre a Avenida Norte e o Complexo Joana Bezerra. O segundo trecho faz conexão do Terminal Joana Bezerra ao Terminal Integrado de Cajueiro Seco. Neste percurso, atende os bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias. O Norte-Sul terá seis linhas (três delas expressas e três paradoras), com 43 estações de embarque e desembarque no trecho Norte, 11 no Central e 25 no Sul, além de cinco terminais. O corredor tem início na BR-101, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a Avenida Cruz Cabugá, Centro do Recife e Avenida Agamenon Magalhães, encerrando no terminal de Joana Bezerra. Dilson ressaltou a construção de vias exclusivas para coletivos. O pagamento das tarifas será realizado nas estações para agilizar o processo de embarque. O piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos. O modelo que será adotado faz parte do sistema Bus Rapid Transit (BTR), que já funciona com sucesso em cidades como Bogotá (Colômbia), Dublin (Irlanda), Otawwa (Canadá), Paris (França), Cidade do México (México) e Curitiba (Brasil). |
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