segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ônibus Rio de Janeiro

TRANSTORNOS

Leitores apontam as linhas de ônibus que mais apresentam problemas no Rio

Publicada em 27/12/2009 às 23h31m

Fernanda Baldioti - O Globo
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Superlotação na linha 234 (Rodoviária-Recreio), da Viação Tijuquinha. Linha foi campeã de reclamações em enquete realizada no site do GLOBO, empatada com as linhas 592 e 422 / Foto: Marco Antônio Teixeira / 07/06/2007

RIO - Motoristas que não param nos pontos, falta de ar-condicionado, atrasos, excesso de velocidade, péssimo estado de conservação dos carros e baratas, muitas baratas. Esses transtornos são velhos conhecidos dos usuários de ônibus, mas estão se tornando cada vez mais frequentes. Em enquete realizada no site do GLOBO em dezembro, 303 leitores apontaram as linhas e os problemas que mais os incomodavam nos coletivos. Empatadas em primeiro lugar no ranking de reclamações ficaram as linhas 592 (São Conrado-Leme), da Viação Amigos Unidos; 234 (Rodoviária-Recreio), da Viação Tijuquinha; e 422 (Grajaú-Cosme Velho), da Viação Transurb. A Amigos Unidos também ficou no topo do pódio como a empresa que recebeu mais queixas, com 39 citações de suas linhas. Em seguida vieram Real Auto Ônibus, Tijuquinha, Transportes São Silvestre, Transurb, Transportes Pégaso, Braso Lisboa,Viação Verdun, Viação Saens Peña e Breda Rio.

As denúncias contra serviços mal prestados são tantas que a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Fetranspor recebe uma média de mil registros por dia. E os passageiros têm mesmo do que reclamar: entre janeiro e outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) aplicou 1.873 multas e lacrou 279 veículos em ações rotineiras de fiscalização.

Os ônibus não têm tempo certo para passar. É possível ficar de 10 minutos até 1 hora esperando por ele

Com o intuito de melhorar o conforto dos usuários, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, criou um grupo de trabalho que vai propor novos padrões funcionais para a frota municipal. As mudanças devem abranger aspectos como exigência de ar-condicionado em toda a frota, chassi mais compatível com o transporte de passageiros e implantação de GPS nos carros. A idade limite da frota, que é de 11 anos, também será reduzida. Em janeiro, o grupo já deve concluir o parecer com as novas regras, que vão ser submetidas ao secretário e ao prefeito Eduardo Paes. A secretaria pretende também alterar o Código Disciplinar, que orienta a fiscalização e é da década de 50.

Falta de higiene e excesso de velocidade entre as principais reclamações

A necessidade de os usuários pegarem uma van - mesmo recebendo RioCard dos empregadores - por causa dos atrasos nos ônibus foi o problema mais recorrente apontado pelos passageiros da Linha 592 (São Conrado-Leme), da Viação Amigos Unidos, que ficou no primeiro lugar no ranking de reclamações. Baratas, superlotação e frota velha também são problemas constantes da linha, segundo os leitores.

- As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) só têm atrasado a vida de nós, moradores, pois desapropriaram as garagens da empresa dentro da comunidade. Com isso, os ônibus têm demorado em média mais de 40 minutos para chegar aos pontos. O que tem salvado nossos empregos e garantido nosso descanso são as vans da cooperativa - afirmou a leitora Alessandra Melo.

Ônibus da  linha 422 (Grajaú-Cosme Velho) batido na pilastra de sustentação do Viaduto da Perimetral, próximo ao acesso ao mergulhão da Praça XV /Foto Ricardo Leoni/ 22/06/2008

O diretor da Transportes Amigos Unidos, Hélio Carvalho, afirmou que, em virtude da desapropriação das duas garagens na Estrada da Gávea (Rocinha), a empresa ficou desprovida de espaço físico para realizar a manutenção, o que causou os transtornos relatados:

- O espaço a nós cedido não está estruturado para realizarmos de forma plena os reparos. Outro fator é que não dispomos também de recursos financeiros para realizarmos todas as obras, que estão sendo feitas por etapas.

De acordo com Carvalho, a vida útil da frota está dentro do prazo determinado pela SMTR. Mas, ele afirmou que a empresa está trabalhando para reverter os problemas descritos na Linha 592.

Também no primeiro lugar do ranking, a Linha 234 (Rodoviária-Recreio), da Viação Tijuquinha, obteve reclamações de leitores por superlotação e pela demora no intervalo entre os ônibus:

- Os ônibus não têm tempo certo para passar. É possível ficar de dez minutos até uma hora esperando por eles. Quando um passa, está extremamente cheio. Com todo esse peso e com as péssimas condições dos carros, eles não conseguem subir o Alto da Boa Vista, chegando a parar no meio do caminho por superaquecimento do motor - reclamou a leitora Cristiane Almeida das Chagas.

Segundo a Viação Tijuquinha, o número de carros em operação na linha obedece o que determina a SMTR. Sobre as "péssimas condições", a viação disse que os carros citados são novos e foram adquiridos em 2009.

Ônibus da linha 176 (São Conrado-Central), da Transportes Amigos Unidos, atravessou a pista da Rua Voluntários da Pátria e derrubou o portão da garagem de prédio. Empresa foi a campeã de reclamações dos leitores do site do GLOBO / Foto: Márcia Foletto / 09/11/09

Já a Linha 422 (Grajaú-Cosme Velho), da Viação Transurb, recebeu reclamações por ônibus sujos, funcionários mal humorados, horário descontrolado, excesso de velocidade, e pelos motoristas não pararem nos pontos. Em nota, a Viação Transurb afirmou que existem situações que geram reclamações que não podem ser resolvidas de imediato, pois precisam de aprovação da SMTU, como o aumento de frota na linha. A empresa disse ainda que algumas das falhas dos funcionários ela consegue solucionar pois tem dispositivos para descobrir e tomar uma ação. Mas, ressaltou que as denúncias dos clientes são importantes para um melhor serviço.

A população pode encaminhar denúncias e reclamações sobre os ônibus da cidade através da Ouvidoria da SMTR, tanto pelo telefone 2285-8010 quantopela internet . Outra opção é reclamar pelo CRC da Fetranpor. O telefone é 0800 886 1000. Pela Internet, o atendimento é feito por chat ou e-mail no site da Fetranspor .

Um comentário:

Anônimo disse...

cohehsoEsta empresa tem os piores funcionários que se tem notícias. Começa na direção/administração até o pessoal da limpeza. Nada funciona. Os motoristas competem como se tivessem em um autódromo. Param fora do ponto, avançam sinal, ficam parados nos pontos da: central, Pça XV, Supermercado Mundial da Tijuca e não adianta reclamar na prefeitura, pois nada acontece. Um lixo só! O prefeito deveria usar esta linha para comprovar o que é unanimidade.ESTA LINHA NÃO PRESTA!!!!!!!