sábado, 26 de dezembro de 2009

BRT Recife

terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Detalhamento sobre projeto do Corredor Norte Sul é apresentado à sociedade em audiência pública

O governo do Estado, através da Secretaria das Cidades e do Grande Recife Consórcio de Transporte, realizou hoje uma audiência pública no Centro de Convenções de Pernambuco (Auditório República Pernambucana) para divulgar o detalhamento do projeto de construção do Corredor Norte/Sul, o mais moderno corredor de transporte público do País, que fará parte do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR).

O projeto básico foi desenvolvido pelo escritório do arquiteto e urbanista paranaense Jaime Lerner, responsável pela consolidação de um dos principais sistemas de transporte público do País, implantado na cidade de Curitiba. O especialista foi contratado através de uma parceria entre o governo estadual e a Urbana-PE – Empresa de Transportes Integrado (ex-Setrans).

Com o projeto básico concluído, o Grande Recife Consórcio de Transporte dará início ao projeto executivo, além da elaboração do edital de licitação das obras do Corredor Norte/Sul. O edital será publicado até o final de janeiro de 2010.

O Norte-Sul terá dois trechos. O primeiro será composto por duas vias: uma que ligará o município de Igarassu, na zona Norte da RMR, ao Terminal Integrado Joana Bezerra, utilizando o corredor da Avenida Agamenon Magalhães; e outra rota com destino à área central do Recife, trafegando pela Avenida Cruz Cabugá.

O segundo trecho fará a conexão do Terminal Integrado Joana Bezerra, ao Terminal Integrado de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, atendendo neste percurso os bairros de Boa Viagem, Setúbal, Piedade e Candeias, localizados na zona Sul da RMR.

O corredor terá início na BR-101, a partir do Terminal de Integração de Igarassu, seguindo pela PE-15, Complexo Salgadinho até a bifurcação com a Avenida Cruz Cabugá, centro do Recife e Avenida Agamenon Magalhães, encerrando-se no Terminal de Joana Bezerra. O corredor irá beneficiar diretamente os municípios de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Jaboatão, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma e Itamaracá, além de possibilitar a ligação dos os demais municípios da RMR interligados ao SEI.

Entre as características dos corredores destinados ao TRO está a construção de vias e faixas exclusivas e segregadas para o tráfego dos coletivos; implantação de estações de embarque/desembarque modernas e adequadas aos padrões internacionais de mobilidade e segurança. O pagamento das tarifas poderá ser feito nas estações, a exemplo do que acontece em cidades como Curitiba, agilizando o processo de embarque; o piso das estações será elevado, possibilitando o embarque no mesmo nível da entrada dos coletivos, etc.

Além disso, o TRO promoverá automaticamente a modernização da frota, incluindo a instalação de equipamentos como GPS, displays eletrônicos, entre outros, que possibilitarão o envio de informações, como horário de chegada e saída das estações – em tempo real para os usuários.

Em todo o mundo, a implantação deste tipo de projeto trouxe a melhoria da qualidade do serviço ofertado aos usuários, com ênfase para o crescimento da confiabilidade, conforto e segurança e da redução de custos operacionais. Outra característica positiva observada em cidades que possuem o sistema foi à atração gradativa de passageiros que migraram do uso diário do automóvel para o sistema de transporte público de transporte.

O modelo é baseado nos moldes do sistema Bus Rapid Transit – BTR, que funciona em cidades como Bogotá (Colômbia), Dublin (Irlanda), Otawwa (Canadá), Paris (França), Cidade do México (México), Curitiba (Brasil), entre outras.

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