sábado, 19 de dezembro de 2009

Metrô Rio de Janeiro


Após dois dias seguidos de problemas técnicos, diretor do metrô admite que sistema está perto do limite e pede paciência

Publicada em 18/12/2009 às 23h38m

O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R

A Estação Estácio do metrô, que deverá ser aliviada com a inauguração da conexão Pavuna-Botafogo, superlotada ontem, durante as panes nas Linhas 1 e 2 / Foto: Márcia Foletto - O Globo

RIO - O diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, admitiu nesta quinta-feira que o sistema está operando perto de seu limite. Segundo ele, a frota de 33 trens pode levar pouco mais de 600 mil passageiros por dia. Nos dias úteis, ela vêm operando com uma média de 550 mil usuários, sem qualquer trem reserva.

- Se perdermos uma única composição, o passageiro vai perceber. Os usuários reclamam, e com razão. Mas estamos resolvendo. E não há outro caminho a não ser aumentar o número de trens em circulação - disse.

Até as 8h desta sexta-feira, quem precisava chegar a Copacabana tinha que seguir de ônibus a partir de Botafogo. Em todo o sistema, a situação só começou a se normalizar por volta das 10h. Houve problemas também num trem da SuperVia, que fazia o percurso Japeri-Central. Na quinta-feira, um piloto seguiu da estação de Thomaz Coelho, na Linha 2, para o pátio de manutenção com passageiros que se recusaram a desembarcar, apesar de os vagões estarem sem luz nem ar-condicionado.

A sequência de problemas acontece às vésperas de o presidente Lula vir ao Rio, segunda-feira, inaugurar a Estação General Osório do metrô, em Ipanema, e a conexão direta Pavuna-Botafogo, que elimina a transferência na Estação Estácio.

Joubert Flores informou que, até 2012, entram em operação 19 novos trens (63% a mais), os primeiros deles ainda em 2011. Flores informou que está sendo investido um total de R$ 1,15 bilhão em obras. Com a conexão Pavuna-Botafogo, o tempo de viagem já vai cair 13 minutos. Os intervalos nos horários de pico, entre Central e Botafogo, passarão de 4m10s para 2m45s.

- Com os novos trens, pretendemos ampliar nossa capacidade para 1,5 milhão de passageiros. Sairemos de uma situação próxima da saturação para um limite até folgado. Mas, até lá, é preciso ter paciência - disse ele, acrescentando que as causas dos problemas ocorridos nesta sexta-feira estão sendo investigadas.

Passageira reclama de superlotação na Linha 2 do Metrô

Leia também:

Metrô: aumento no intervalo entre os trens para obras causa mais superlotação na Linha 2

Nenhum comentário: