segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Metrô Rio

TRANSPORTE

Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema e ligação direta Botafogo-Pavuna

Publicada em 21/12/2009 às 18h58m

O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 2,0
Nós e você. Já são dois gritando. Clique e participe

Presidente Lula aguarda na estação General Osório para embaracar no trem direto para o Maracanã. Foto: Marcelo Carnaval

RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta segunda-feira a estação de metrô General Osório, em Ipanema. Em seguida, o presidente, junto com o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, embarcou em direção à estação Maracanã sem baldeação por meio da ligação direta entre as linhas 1 e 2, também inaugurada nesta segunda-feira. No entanto, a nova estação só será aberta ao público na terça-feira, quando também os passageiros poderão fazer a conexão Pavuna-Botafogo. A novidade reduz em 13 minutos o tempo de viagem. O intervalo entre os trens também vai reduzir para dois minutos e quarenta e cinco segundos nos horários de pico, entre as estações Central e Botafogo, trecho onde as composições das duas linhas estarão circulando.

Será publicado também nesta terça-feira no Diário Oficial a mudança do ponto de partida dos ônibus do Metrô de Superfície para a Gávea e o Barra Expresso, para a Barra da Tijuca. Em vez da estação Siqueira Campos, eles passarão a sair da estação General Osório. De acordo com o Metrô Rio, a viagem Ipanema-Gávea está prevista para funcionar no sábado. Até lá, a integração continua na estação antiga. Já em relação ao Barra Expresso, não há ainda data para a mudança.

Trinta e nove anos após as primeiras obras do metrô, estação Ipanema é inaugurada

A conexão Pavuna-Botafogo será implantada de forma gradual até fevereiro, quando está prevista a conclusão da estação Cidade Nova, em frente à Prefeitura. Até o dia 22 de fevereiro, os trens da Linha 2 somente vão fazer a ligação direta nos horários de maior movimento: das 17h às 19h nos dias úteis. No horário entre 5h e 8h dos dias úteis, os trens vão circular somente da Pavuna até a Glória. Nos demais horários e nos finais de semana e feriados, ainda haverá a transferência na estação Estácio.

Painel luminoso que vai indicar sentido do trem. Foto: Marcelo Carnaval

Para que o passageiro não fique perdido com tantas novidades, o metrô vai orientar os usuários por meio de avisos sonoros dentro dos carros, por placas de identificação na frente dos trens, em painéis luminosos na parte superior da porta de cada carro e por 120 televisores de LCD de 42 polegadas que foram instalados de Central a Botafogo, sendo 12 por estação. Além disso, promotores e funcionários da concessionária estarão nas estações para orientar e tirar dúvidas dos clientes, além de distribuir um milhão de folhetos explicativos.

Saiba como não se perder com as novidades no metrô

Para a viagem inaugural com o presidente Lula, o trem partiu excepcionalmente da nova estação General Osório para fazer a ligação direta com a Linha 2, que só será feita entre Botafogo e Pavuna. Quem embarcar na Linha 2 nos dias úteis entre 5h e 8h e entre 17h e 19h com destino a uma das estações de Copacabana ou General Osório, em Ipanema, poderá desembarcar em qualquer estação a partir de Central e embarcar no trem seguinte com destino a General Osório.

Nestes dias e horários, os passageiros da Linha 2 que precisam chegar às estações da Tijuca (Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena), Estácio ou Praça Onze deverão desembarcar na Central e aguardar na mesma plataforma o trem da Linha 1 no sentido contrário, direção Saens Peña. Os clientes que partem da Linha 1 com destino a estações da Linha 2 poderão desembarcar entre Central e Glória ou em Botafogo, dependendo do horário, para efetuar a troca de trens e seguir viagem.

As obras para o novo serviço causaram um aumento no intervalo entre os trens, deixando a Linha 2 mais superlotada. A situação não deve melhorar antes de 2011, quando começam a chegar novos trens, mas será amenizada a partir de terça, quando os passageiros poderão usufruir das novidades. Sem a baldeação no Estácio, o tempo de viagem entre Botafogo e Pavuna vai cair 13 minutos. Os intervalos nos horários de pico, entre Central e Botafogo, passarão de 4m10s para 2m45s.

No último mês, o serviço oferecido pela concessionária tem apresentado problemas e recebido muitas críticas da população. Na sexta-feira, quem precisava chegar a Copacabana tinha que seguir de ônibus a partir de Botafogo. Dois dias antes, na quarta-feira, um problema no sistema de fechamento de portas do metrô fez o serviço operar com intervalos irregulares. Passageiros chegaram a viajar em vagão aberto e sem luz na composição superlotada que seguia para manutenção.

(Leitora flagra o metrô circulando de portas abertas. Veja)

A confusão fez com que o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, admitisse publicamente que o sistema está operando perto do limite . Segundo ele, a frota de 33 trens pode levar pouco mais de 600 mil passageiros por dia. Nos dias úteis, ela vêm operando com uma média de 550 mil usuários, sem qualquer trem reserva.

Nenhum comentário: