Governo do Estado inicia as obras de ampliação do Corredor ABD – trecho Diadema-São Paulo
O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, acompanharam nesta terça-feira, 22 de dezembro, o início das obras de ampliação do Corredor Metropolitano ABD – Extensão Diadema-São Paulo (Morumbi). A obra faz parte do plano Expansão São Paulo e receberá investimento de R$ 24 milhões. Serão implantados 12 km de faixas de ônibus exclusivas, com 18 pontos de paradas e cinco estações de transferência, que beneficiarão cerca de 15 mil usuários/dia. Sua conclusão está prevista para o segundo semestre de 2010.
O novo corredor, gerenciado pela EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, constitui-se em importante alternativa de integração dos moradores da região do ABCD e da zona sul de São Paulo com a região sudoeste da capital. O traçado se inicia no Terminal Metropolitano Diadema, incluindo a Avenida Presidente.Kennedy, em Diadema, seguindo pelas Avenidas Cupecê, Vereador João de Luca, Professor Vicente Rao e Roque Petroni Jr, em São Paulo, até a futura Estação de Transferência Morumbi, onde se integrará com a Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), da CPTM. O corredor também permitirá integração com a Linha 5-Lilás, do Metrô, na futura estação Brooklin-Campo Belo.
Os pontos de paradas terão plataformas elevadas de embarque, rampas de acesso, sinalização de alerta e bancos. As Estações de Transferência, que permitem integração com outras linhas de ônibus e trem (no caso da Estação Morumbi) serão instaladas em: Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi. O Terminal Metropolitano Diadema passará por obras de adequação do acesso de entrada e saída dos veículos e preparação da plataforma de embarque.
As obras incluem, ainda, a complementação do pavimento rígido da faixa exclusiva à esquerda, no trecho próximo ao Shopping Morumbi, a execução da sinalização viária horizontal, vertical e semafórica, travessias de pedestres, recapeamento das faixas adjacentes e paisagismo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário