terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BRT Rio de Janeiro

Publicado o edital para a TransCarioca

Jornal do Commercio, 21/dez

O edital de licitação para selecionar a construtora que será responsável pela obra da TransCarioca, via expressa que ligará o subúrbio da Penha à Barra da Tijuca, estará disponível para consulta a partir de amanhã, na sede da Gerência de Licitações da secretaria municipal de Obras (Rua Afonso Cavalcanti 455, sala 907). A pré-qualificação da licitação ocorrerá no dia 26 de janeiro.

A obra, orçada em cerca de R$ 730 milhões, cortará 14 bairros. Serão 28 quilômetros com 36 estações para embarque e desembarque, e dois terminais de passageiros. De acordo com a secretaria municipal de Obras, cerca de 350 mil pessoas utilizarão o novo sistema.

O documento divide o traçado da TransCarioca em quatro trechos. O primeiro será constituído pelo Terminal Alvorada e pelas avenidas Ayrton Senna e Embaixador Abelardo Bueno, em uma extensão aproximada de 5 quilômetros. Haverá uma passagem sob a Avenida das Américas, um mergulhão na Avenida Ayrton Senna e um viaduto sobre a Lagoa de Jacarepaguá. Cinco estações serão construídas nessa parte.

O segundo trecho terá extensão de 7 quilômetros, começando na Estrada Coronel Pedro Correia, até o fim da Estrada dos Bandeirantes. Nele, serão construídas dez estações. O terceiro trecho, de 7,5 quilômetros, passará pela Avenida Nelson Cardoso, Rua Cândido Benício, Rua Domingos Lopes, Rua Quaxima e Viaduto Negrão de Lima, que será duplicado. Haverá, ainda, um mergulhão que ligará a Rua Cândido Benício à Rua Domingos Lopes e dez estações.

O último trecho é formado pelas avenidas Ministro Edgard Romero, Vicente de Carvalho e Brás de Pina. Serão 8,5 quilômetros até o Terminal da Penha, com 11 estações. Será construído um viaduto sobre a Linha 2 do metrô, na altura de Vicente de Carvalho, e o Viaduto João XXIII será duplicado.

Integração. A instalação da TransCarioca é passo inicial do sistema integrado de transportes da Região Metropolitana do Rio. Segundo o documento publicado no DO, haverá integração físico-tarifária com os trens da SuperVia (Deodoro, Belford Roxo e Gramacho) e com a Linha 2 do Metrô. Hoje, mais uma peça importante do sistema, a estação General Osório do Metrô, em Ipanema, será inaugurada. O evento, às 15h, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador Sérgio Cabral.

Nenhum comentário: