segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

VLT Grande ABC

ESCRITO POR REDAÇÃO WEBTRANSPO / FOTO: DIVULGAÇÃO - 28.12.2009 - 12H08 | Imprimir | E-mail
Cidades do Grande ABC acordam integração via sistema metroviário

Obra será executada pelo Estado e terá R$ 27,6 milhões em investimento

Cidades integrarão trem e metrô por meio da estação Tamanduateí


Um acordo de cooperação para a elaboração do Projeto do Metrô Leve interligando as cidades de São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul foi assinado, na última semana, entre a STM (Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos) e as prefeituras dos respectivos municípios.

Segundo a Secretaria, a premissa é ligar as duas cidades à estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM e passará a integrar a Linha 2-Verde do Metrô, a partir do próximo ano.


O acordo prevê a elaboração de estudos técnicos de viabilidade e o projeto funcional. O Ministério das Cidades investirá R$ 27,6 milhões no desenvolvimento do projeto básico do Metrô Leve.

Nesse caso, o Metrô de São Paulo ficará responsável pela contratação do projeto e receberá os recursos por meio da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Também o Metrô elaborará os estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

O Estado executará a obra a partir da definição da tecnologia mais adequada, que será definida por meio do projeto funcional.

Nenhum comentário: