quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Recife - Investimentos no SEI

03/03/2009
Governo lança pacote de licitação de obras para 2009
Dando prosseguimento às ações de ampliação do Sistema Estrutural Integrado (SEI), o governo estadual divulgou, hoje, os detalhes do pacote de licitações para a construção de oito Terminais de Integração e dois corredores para circulação exclusiva de ônibus, além da requalificação do transporte da avenida Abdias de Carvalho . As obras serão iniciadas ainda no primeiro semestre de 2009 e trarão benefícios para os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). Todo o processo será executado pela Secretaria das Cidades, através do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Os recursos para as obras – cerca de R$ 60 milhões - virão do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Caixa Econômica Federal. No pacote estão incluídos os terminais integrados do Barro, TIP, Joana Bezerra (com sistema viário e acesso), Largo da Paz, Tancredo Neves (com sistema viário e acesso), Aeroporto, Prazeres (com sistema viário e acesso) e Cajueiro Seco (com sistema viário e acesso), além da construção e requalificação de aproximadamente 11,3 km de vias e 34 paradas de ônibus nas avenidas Pan Nordestina (PE-15), Abdias de Carvalho e Domingos Ferreira.

Os terminais integrados a Linha Sul do Metrô (já citados acima, com exceção do TIP e Barro), inicialmente previstos para serem construídos através da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), foram transferidos para o Estado de Pernambuco, no início do ano, após uma articulação que envolveu o governador Eduardo Campos, o secretário das Cidades, Humberto Costa e o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto.

“Acompanhamos de perto a dificuldade enfrentada pela CBTU para tocar a licitação e por isso buscamos o governo federal e nos apresentamos como uma alternativa. Nossa sugestão foi aceita e os recursos foram transferidos para o Estado, que terá a responsabilidade cuidar de tudo”, destacou Humberto Costa.



Terminais – Após a conclusão das obras o SEI finalmente estará plenamente implantado, de acordo com o projeto original, iniciado em 1987. A expectativa é de que o número de usuários atendidos pelo sistema, que é atualmente de 800 mil passageiros por dia seja praticamente duplicado. Um dos principais diferenciais do SEI é a possibilidade de realização de deslocamentos para várias áreas da RMR com o pagamento de uma única tarifa por sentido. Ao todo, os novos terminais irão funcionar com 70 linhas de ônibus.

Durante seus 22 anos de existência, período em que foram construídos 11 terminais, o SEI nunca teve um investimento tão maciço. Dos 12 terminais de integração previstos para serem entregues até 2010, contando com os oito TI’s que serão licitados no pacote anunciado hoje, dois já estão em construção e outros dois serão licitados ainda este ano.

Corredores exclusivos – A construção dos corredores exclusivos trará maior fluidez para a operação de transporte para as áreas leste, sul e norte. O investimento para estas obras será de R$ 7 milhões.


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