segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Metrô Rio

ENSAIO ABERTO

Presidente Lula inaugura o metrô de Ipanema nesta segunda-feira

Publicada em 20/12/2009 às 23h47m

O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R

Trem com a segurança e o cerimonial da Presidência da República passou pela linha do Metrô Pavuna-Botafogo neste domingo - Foto: Márcia FolettoRIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar nesta segunda-feira o metrô de Ipanema com uma viagem inédita - e única. Quando a comitiva presidencial embarcar, às 15h, na Estação General Osório, em direção ao Maracanã, o grupo verá ao longo do percurso as obras da Estação Cidade Nova e os últimos arremates na ponte em arcos sobre a Avenida Francisco Bicalho. São 35 minutos de passeio que marcarão o início da operação da estação de Ipanema, que receberá 20 mil pessoas por dia, e da conexão Pavuna-Botafogo, que estende a Linha 2 até a Zona Sul.

Estação General Osório será inaugurada 39 anos depois das primeiras obras do sistema

Na manhã de domingo, uma equipe do GLOBO acompanhou a inspeção feita por seguranças e pela equipe do cerimonial da presidência no trajeto. O trecho entre Ipanema e Maracanã que Lula fará não existe: a viagem foi planejada excepcionalmente para que o presidente participe das inaugurações do metrô e, em seguida, siga direto para o Maracanã, onde é aguardado para outros eventos. O usuário que embarcar em Ipanema em direção à Linha 2 precisará descer em alguma estação entre Botafogo e Central para trocar de trens.

A viagem-teste durou uma hora e serviu como aperitivo do novo trecho do metrô, que elimina a troca de trens dos passageiros da Linha 2 para chegar ao Centro e à Zona sul, uma economia de 13 minutos.

O trecho entre Ipanema e Maracanã que Lula fará não existe: a viagem foi planejada excepcionalmente para que o presidente participe das inaugurações do metrô e, em seguida, siga direto para o Maracanã, onde é aguardado para outros eventos. O usuário que embarcar em Ipanema em direção à Linha 2 precisará descer em alguma estação entre Botafogo e Central para trocar de trens.

As obras para o novo serviço causaram um aumento no intervalo entre os trens, deixando a Linha 2 mais superlotada. A situação não deve melhorar antes de 2011, quando começam a chegar novos trens, mas será amenizada a partir de terça, quando os passageiros poderão usufruir das novidades. Sem a baldeação no Estácio, o tempo de viagem entre Botafogo e Pavuna vai cair 13 minutos. Os intervalos nos horários de pico, entre Central e Botafogo, passarão de 4m10s para 2m45s.

Confira aqui os últimos retoques na estação de Ipanema

No último mês, o serviço oferecido pela concessionária tem apresentado problemas e recebido muitas críticas da população. Na sexta-feira, quem precisava chegar a Copacabana tinha que seguir de ônibus a partir de Botafogo. Dois dias antes, na quarta-feira, um problema no sistema de fechamento de portas do metrô fez o serviço operar com intervalos irregulares. Passageiros chegaram a viajar em vagão aberto e sem luz na composição superlotada que seguia para manutenção.

(Leitora flagra o metrô circulando de portas abertas. Veja)

A confusão fez com que o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, admitisse publicamente que o sistema está operando perto do limite . Segundo ele, a frota de 33 trens pode levar pouco mais de 600 mil passageiros por dia. Nos dias úteis, ela vêm operando com uma média de 550 mil usuários, sem qualquer trem reserva.

Os primeiros testes na estação Ipanema aconteceram há cerca de um mês, quase 40 anos depois de iniciadas as obras da chamada linha prioritária (Tijuca-Ipanema) e 21 anos depois do começo das escavações na Praça General Osório.


Nenhum comentário: