sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Bondes Santa Teresa

Secretaria de Transportes apresenta relatório de modernização dos bondes ao CREA-RJ
02/09/2009 - 20h09


O secretário de Transportes Julio Lopes, acompanhado do corpo técnico e de engenharia da Secretaria, esteve nesta quarta-feira (02/09), na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RJ), no Centro, apresentando extenso relatório sobre o processo de reforma dos bondes de Santa Teresa, que começou em 2005. Julio Lopes mostrou a situação de sucateamento na qual se encontravam os bondes antigos quando assumiu a pasta de Transportes do Estado, o que motivou o processo de modernização da frota.

O secretário apresentou também, um relatório de mídia com matérias de jornal retratando uma série de acidentes que aconteceram, desde a década de 90, com os antigos bondes, em períodos diferentes. As publicações - obtidas em arquivos de empresas de comunicação – mostram que a modernização dos bondes e das vias permanentes (trilhos) era uma reivindicação constante de moradores de Santa Teresa e usuários do sistema.

O secretário detalhou ainda todo o trabalho que a Secretaria de Transportes desenvolveu no sistema de bonde desde que assumiu a pasta.

- Viemos aqui no CREA para mostrar que se o acidente acontecesse com um bonde antigo as consequências teriam sido bem piores. Os bondes novos receberam equipamento de primeira linha, reconhecidos no mundo inteiro e seguindo determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – disse o secretário se referindo ao último acidente ocorrido no dia 16 de agosto.

Durante a reunião, Máximo Giavina, presidente da T´Trans, responsável pela reforma dos bondes, disse que a empresa fez muito mais pela reforma dos bondes do que o que estava previsto no edital de licitação.

- Colocamos as melhores peças nos veículos e imprimimos muito esforço para que o trabalho tivesse a melhor qualidade possível. Todas as peças do bonde tiveram que ser refeitas, pois não há nada no mercado ferroviário semelhante ao bonde antigo. Seguimos todas as orientações do edital e do Inepac, que avalizou a modernização dos carros – explicou o empresário.

O diretor de Engenharia da Secretaria de Transportes, Fábio Tepedino, aproveitou a ocasião para esclarecer a obra de revitalização do sistema incluiu ainda a recuperação dos piores trechos da via permanente, para garantir mais segurança a circulação dos bondes e demais veículos que trafegam pelo bairro.

- Todo o processo de substituição de trilhos e reforma das vias permanentes de Santa Teresa foi muito difícil por conta das ruas estreitas e grande circulação de ônibus e outros veículos. Entretanto, podemos dizer que esta foi uma obra acompanhada e fiscalizada por toda a população local, que reconhece nosso esforço – acrescenta Fábio Tepedino.

O presidente do CREA, Agostinho Guerreiro, recebeu da Secretaria de Transportes toda gama de material disponível para que a Comissão de Avaliação e Prevenção de Acidentes (CAPA) da casa possa fazer uma avaliação técnica mais rigorosa do processo de modernização. E, após ter acesso a informação detalhada da reforma dos bondes, chegou a conclusão que os bondes modernos são seguros.

- Essa reunião foi muito importante. Tivemos acesso a um volume de informação que nos trouxe à luz uma série de questões técnicas que não tínhamos antes. Com elas, podemos afirmar que o bonde antigo não teria resistido a um acidente desta natureza. Pelo todo que vimos hoje, dá para afirmar que o bonde atual é mais seguro que o antigo. Mas só vamos conhecer as verdadeiras causas do acidente depois que tivermos acesso aos laudos técnicos do Instituto Carlos Éboli – frisou Agostinho Guerreiro.

Nesta quinta-feira (03/09), técnicos da secretaria de Transportes e da empresa T’Trans voltam a se reunir com engenheiros do CREA numa reunião da Comissão de Prevenção de Acidentes, onde o processo de modernização dos bondes será ainda mais detalhado.

2 comentários:

Marisa Brandão disse...

Prezado, gostaria de saber a fonte desta informação.
Grata
Marisa

Marisa Brandão disse...

VEJA AQUI O QUE ESTÁ NO PORTAL DO CREA/RJ, BEM DIFERENTE DO QUE AFIRMA SEU BLOG:

Secretário Estadual de Transportes entrega relatório ao Crea-RJ sobre a situação dos bondes de Santa Teresa

Em reunião na sede do Crea-RJ, na ultima quarta-feira (02/09), o secretário Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, juntamente com o corpo técnico e de engenharia da Secretaria, entregou relatório sobre o processo de modernização dos bondes de Santa Teresa. Durante a reunião, o Secretário expôs a situação de deterioração dos bondes antes da reforma e também relembrou acidentes ocorridos até então, o que, segundo ele, foram o principal motivo para que o Banco Mundial liberasse as verbas para a modernização.

Após a reunião, o Presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, declarou que o papel do Conselho nesse incidente é trabalhar para que haja uma análise cuidadosa sobre as causas do acidente. Para ele ainda não é possível afirmar se o acidente teria proporções maiores ou menores se houvesse ocorrido com um bonde antigo. "Ainda é necessário esperar pela avaliação de nossos técnicos e do Instituto Carlos Éboli" completou.

No mesmo andar da reunião, membros da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast) fizeram uma manifestação contra os novos bondes. Segundo Paulo Oscar Saad, presidente da Amast e coordenador da Câmara de Arquitetura e Urbanismo do Crea-RJ, esse foi um acidente anunciado e de previsão técnica perfeitamente possível.

A Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Conselho está investigando o incidente e em breve emitirá relatório.

FONTE: http://www.crea-rj.org.br/
Na parte de "busca", coloque BONDE; esta notícia é de 04 de SETEMBRO, portanto, após a data da audiência da qual trata seu comentário.