quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Consulta pública do Trem-Bala fica para outubro

O prazo para o recebimento de contribuições foi estendido até 15 de outubro

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que a consulta pública do projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas foi prorrogada por mais um mês. O prazo para o recebimento de contribuições se encerraria na terça dia 15 de setembro e acabou estendido até 15 de outubro por causa da grande procura, segundo a agência.

A assessoria de imprensa da ANTT diz que ainda não foi concluído o levantamento do número de contribuições recebidas até esta terça. Os dados do projeto do trem-bala brasileiro podem ser obtidos no site www.tavbrasil.gov.br. As contribuições serão recebidas até as 18 horas do dia 15 de outubro.

Um dos objetivos do governo com o trem é ter uma ligação rápida entre importantes aeroportos do país. O projeto prevê que o trem passará pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. Além disso, haverá uma estação no Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. O custo previsto para o trem-bala é de R$ 34,6 bilhões.

O grupo que vencer a licitação para construir o trem terá até seis anos para concluir a obra, anunciou o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, no início de setembro, durante um evento sobre o tema na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“A gente vai fixar um prazo máximo para construção em torno de seis anos. O prazo que consideramos na modelagem é de cinco anos. Estamos falando da conclusão do projeto integralmente, de Campinas até o Rio de Janeiro, com todos os elementos”, afirmou Figueiredo. De acordo com o diretor-geral, os investidores terão a liberdade para inaugurar os trechos assim que estiverem concluídos.

Fonte: G1

Nenhum comentário: