sábado, 12 de setembro de 2009

Integração no Rio de Janeiro


DEPOIS DA REGULAMENTAÇÃO

Estado anuncia bilhete único entre vans legalizadas e ônibus, a partir da Leopoldina

Publicada em 11/09/2009 às 23h38m

O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 4,3

RIO - O estado pretende pôr em prática um embrião do bilhete único no transporte público. Ônibus municipais do Rio deverão transportar, da Leopoldina para o Centro e vice-versa, os usuários das vans legalizadas que utilizam o novo terminal da Leopoldina, sem qualquer custo adicional. O plano de integração será discutido numa reunião, terça-feira, entre o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, e representantes da Secretaria municipal de Transportes e do Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio (Rio Ônibus).

(Leia mais: Leitores se dividem quanto à melhora do trânsito )

A grande queixa dos usuários nos dois primeiros dias de implantação do novo sistema de transporte alternativo no Grande Rio foi o desembarque na Leopoldina, o que representa uma despesa extra de R$ 2,20 para ir de ônibus ao Centro. O presidente do Detro, Rogério Onofre, informou que, segunda-feira, o Diário Oficial publicará uma portaria criando uma comissão para detalhar, em até 30 dias, a integração van-ônibus. Onofre disse que o modelo só será possível graças à regulamentação das vans intermunicipais.

A criação do bilhete único foi uma promessa feita pelo governador Sergio Cabral, que tomou posse em 2007. É também um compromisso de campanha do prefeito Eduardo Paes. A ideia de Onofre para colocar em prática o embrião do bilhete único é ter uma espécie de câmara de compensação. Para viabilizar a integração, as vans repassariam R$ 1 de sua tarifa aos ônibus.

Nenhum comentário: