quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Metrô SP

Metrô SP quer limitar passageiros na Sé

24/09/2009 - Diário de São Paulo

O Metrô de São Paulo pretende adotar uma medida para limitar o número de passageiros por vagão. O plano da companhia prevê formar uma barreira de contenção, com seguranças, antes das plataformas de embarque, e liberar os usuários aos poucos para o trem. Quando o vagão ficar cheio, os funcionários impedirão os passageiros de irem para a plataforma, até a chegada da próxima composição.

O objetivo da contenção é evitar que, com a lotação, os passageiros atrapalhem o fechamento das portas do trem, o que causa atrasos na viagem. E também acabar com o empurra-empurra nas plataformas.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários, a contenção está programada para começar nos próximos dias na Estação Sé, onde um incêndio em uma das composições causou transtornos e atrasou a vida dos usuários de duas linhas na manhã desta quarta-feira.

Em seguida, a medida também deve ser adotada em outras estações. Procurada ontem pelo jornal Diário de S.Paulo, a direção do Metrô não negou as informações, mas também não respondeu às perguntas sobre o plano de controlar o acesso aos vagões.

No horário de pico da manhã, o metrô da capital chega a transportar nove passageiros por metro quadrado, sendo que o aceitável internacionalmente é até seis pessoas por metro quadrado. Por dia, 3,3 milhões de usuários utilizam o metrô.

Para o membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Metroviários Flávio Godoi, o plano de contenção vai transferir a lotação das plataformas para o restante da estação.

- Com certeza, vai lotar a estação. Mas é um risco mesmo ficar ali na faixa amarela (do embarque).

De acordo com o diretor de Imprensa do sindicato, Benedito Barbosa, a barreira de contenção será feita por seguranças, funcionários do programa Jovem Cidadão e por estruturas de PVC quadradas cobertas por lonas. Segundo ele, seguranças de outras estações serão deslocados para a Sé.

- No começo, vai ser um transtorno. As pessoas estão acostumadas a descer de um trem e correr para outro - disse.

O Metrô também passou a isolar esta semana a área de embarque do último vagão na Estação Tucuruvi (Linha 1-Azul), das 7h às 9h, permitindo o embarque de apenas 44 passageiros, para que eles possam viajar sentados.


Nenhum comentário: