sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Corredor de Ônibus em Niterói

Prestes a ser reinaugurada, Alameda São Boaventura será exemplo de mobilidade
26/08/2009 - 16h57


As obras que vão dar a Alameda São Boaventura, em Niterói, uma nova estrutura trânsito, estão entrando na fase de acabamentos. Os últimos detalhes desta etapa foram tratados durante reunião entre os secretários de Transportes do Estado e do Município de Niterói, Julio Lopes e José Roberto Mocarzel e o presidente da Nittrans, Sérgio Marcoline. Entre os assuntos discutidos, tiveram destaque: acessibilidade, aspecto visual das plataformas de embarque e desembarque, sinalização e realocação de postes de energia.

Uma das boas notícias anunciadas foi o andamento acelerado do reposicionamento de tubulações de esgoto que atravessam o canal da Alameda. Os técnicos do município informaram que a empresa Águas de Niterói já iniciaram a transferência de uma adutora e cinco canos para um ponto mais alto do canal, o que evitará alagamentos em dias de chuva.

Durante a reunião, Mocarzel aproveitou para pedir ao secretário Julio Lopes uma intensificação na solicitação a Ampla para retirada de quatro postes na Praça da Renascença, que já deveriam ter sido remanejados. O secretário se prontificou a enviar imediatamente um ofício à empresa de energia elétrica de Niterói, a fim de acelerar a transferência dos postes.

- Não é possível que quatro postes retardem o andamento de uma obra deste porte. Não estamos estagnados em função disto, já que existem outras inúmeras questões em andamento, mas neste momento é preciso redobrar a atenção sobre qualquer possível imprevisto – afirmou o secretário Julio Lopes.

Além de um moderno sistema de iluminação, a Alameda vai contar também com uma rede de sinalização totalmente adaptada às necessidades de portadores de deficiências e idosos, com direito a semáforos sonoros, pisos táteis e rampas de acesso em todas as seis estações. Estas importantes medidas atendem ainda às solicitações feitas no mês passado pela ANDEF, quando o secretário Julio Lopes se reuniu com representantes da entidade para ouvir sugestões dos portadores de necessidades especiais.

- Um projeto desta envergadura tem obrigação de respeitar e oferecer total mobilidade a toda sociedade. A Alameda será transformada num exemplo de via adaptada – ressaltou o secretário.

Feliciano Sodré e Saldanha Marinho também estão passando por reformulações

Atualmente a Av. Feliciano Sodré é dividida em duas mãos, sendo três pistas para cada sentido. Já a Rua Saldanha Marinho – paralela a Feliciano Sodré –, que apresenta grande potencial viário por ter saída para Praça da Renascença, tem um fluxo baixo por ser interrompida por um rio. Para reverter esta situação a Secretaria Estadual de Transportes está finalizando a construção de um pontilhão de 13 metros de extensão, por sete de largura, que permitirá o tráfego continuo já a partir do mês de setembro.

A adaptação da Feliciano Sodré será finalizada após a conclusão da intervenção na Saldanha Marinho, que inclui ainda a instalação de sinalização adequada ao longo da rua. Ao invés de três faixas a cada lado, a pista de descida, sentido enseada, terá quatro faixas, aumentando o potencial de fluxo para quem sai da Ponte; a pista de subida será reduzida para duas faixas, que serão utilizadas exclusivamente por ônibus.

Além dos benefícios para o trânsito, esta medida vai revitalizar uma região considerada isolada economicamente, justamente por não apresentar uma organização de tráfego adequada.

Nenhum comentário: