sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Metrô na Barra da Tijuca

Julio Lopes anuncia que obras do metrô para a Barra terão início ainda este ano
12/08/2009 - 14h23


Boas Novas aos moradores da Barra da Tijuca, que há onze anos esperam o metrô chegar ao bairro da Zona Oeste. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, anunciou no último dia 7, durante seminário no “Encontro de Síndicos da Barra, Recreio, Jacarepaguá e região”, promovido anualmente pela Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis – ABADI, realizado este ano no Centro de convenções Mario Henrique Simonsen, na Barra, que o Governo do Estado deverá começar as obras do metrô ainda este ano.

- Temos o compromisso forte do Governador de começar essa obra até o fim deste ano. Parte da obra será custeada a partir de recursos arrecadados com as vendas dos terrenos remanescentes da Linha 1, que poderão chegar a R$ 1 bilhão. É uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Estamos trabalhando integralmente para conseguir cumprir a meta de estar com o metrô pronto até 2014 - afirmou Julio Lopes.

Em frente a um público formado por mais de 200 síndicos, Julio Lopes destacou que o projeto original, que existe há muitos anos, foi reavaliado por estar desatualizado e por abranger uma demanda apenas de cerca de 120 mil pessoas dia. Segundo ele, uma “demanda pendular” avaliado pela média na hora do rush. O projeto foi então modificado para se usar a maior capacidade de transporte deste trajeto. “Havia muitas áreas de maciço, isto é, muito tempo dentro da montanha e que estavam afastadas das áreas de concentração de demanda, com isso poucas estações intermediárias”, disse.

O secretário afirmou também, que o novo projeto tem um trajeto menor, que ligará a estação General Osório, em Ipanema, ao Jardim Oceânico, na Barra, tendo assim, ao seu percurso, mais estações, incluindo os bairros de Ipanema, Leblon, Gávea e São Conrado.

- Desta forma, faremos um melhor aproveitamento do transporte. Calcula-se uma demanda de 230 mil pessoas dia. No projeto atualizado, a demanda é maior justamente porque devido a estudos, se mantivéssemos o trajeto do projeto anterior, as pessoas sairiam da Barra ao Centro retornando no fim do dia. Esse irá abranger mais alternativas de bairros, dando com isso, mais mobilidade aos usuários. Inúmeras pessoas têm o interesse de ir da Barra à Copacabana, Ipanema e Leblon sem a necessidade de passar pelo Centro da cidade - afirmou Julio Lopes.

O Presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrosck, também palestrante no painel, destacou o quanto essa obra irá melhorar o trânsito no bairro e evidenciou o papel do secretário Julio Lopes neste projeto.

- O trânsito da Barra está caótico. Esperamos por essa alternativa de transporte há anos, não podemos esperar mais. Mas agora tenho certeza de que essa obra vai caminhar a passos largos. Graças à administração e competência do Julio, esse metrô vai chegar à Barra, e logo - afirmou Delair.

O evento também contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que registrou o uso dos recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) para as obras de saneamento na região da Barra e adjacências, quando ainda era secretário de Estado, e que beneficiaram a população local.

- Graças ao FECAM, avançamos muito com construções de estações de tratamento de esgoto, dragagens das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, além da recuperação das margens dos rios - declarou o Ministro.

Ao final de sua apresentação, Minc distribuiu sacolas ecologicamente corretas para incentivar à população a deixar de usar sacolas de plástico, que agridem o meio-ambiente, entopem bueiros, etc. Ele sugeriu também, que os síndicos presentes fizessem uso da coleta seletiva em seus condomínios.

Em relação aos recursos do Fecam, o secretário Julio Lopes aproveitou para destacar a importância do Fundo, e que a ajuda do Ministro Minc, foi imprescindível para a realização da obra do metrô de Ipanema, que será inaugurado no dia 17 de dezembro, cumprindo o prazo estipulado em 2007.

- Se não fosse o Minc nós não teríamos os recursos necessários à obra. Foi com o incentivo e a interferência do Ministro com o FECAM, que permitiu ao Governo do Estado levantar o orçamento para o Metrô - destacou Lopes.

Participaram ainda deste painel, o presidente da ABADI, Pedro Carsalade, a Diretora de Condomínio Deborah O''''''''''''''''''''''''''''''''Dena Mendonça e o Conselheiro Nato da Associação, César Tomé Junior.


Nenhum comentário: