segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vans

SEM CUSTO EXTRA

Ônibus levam passageiros de vans intermunicipais de graça até a Central

Publicada em 14/09/2009 às 08h28m

TV Globo, G1 e Sergio Duran - O Globo
  • R1
  • R2
  • R3
  • R4
  • R5
  • MÉDIA: 3,0

Fiscalização do Detro - Arquivo O Globo

RIO - Os seis ônibus especiais destinados a levar gratuitamente os passageiros que chegam em vans intermunicipais ao ponto em frente à estação da Leopoldina até a Central do Brasil já estão fazendo o transporte desde a manhã desta segunda-feira. Com isso, o movimento de passageiros é maior do que foi registrado na semana passada quando começaram a valer as novas regras.

Mas, ainda assim, os passageiros reclamam do número de vans que saem da Baixada Fluminense. O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) continua na Leopoldina nesta manhã para reprimir o transporte irregular.

O serviço de transporte gratuito dos passageiros das vans da Leopoldina à Central surgiu a partir de uma ordem do governador Sérgio Cabral. O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) fez um acordo com a Rio Ônibus para oferecer transporte. Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, o sistema vai funcionar em caráter experimental, pelo menos, até quarta-feira. A ideia é implantar o sistema de integração entre vans legalizadas e ônibus até o fim da semana, sem que os passageiros paguem mais pela passagem. Uma portaria, publicada no Diário Oficial de hoje, cria uma comissão para estabelecer o modelo de integração.

- Preocupado com o desconforto dos passageiros, o governador determinou que o Detro tomasse uma solução o quanto antes - diz Onofre.

Ponto na Leopoldina gera reclamações

Desde quarta-feira passada, quando começaram a circular as 462 vans legalizadas ligando o Rio a municípios vizinhos, motoristas têm reclamado do terminal na Leopoldina, longe do centro comercial e financeiro da cidade. Os passageiros das vans são obrigados a pegar outra condução, o que implica aumento de despesa. Eles se queixam também de que o lugar é inseguro.

Segundo as novas regras, vans da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana são obrigadas a fazer ponto final na Leopoldina. Já as vans que vêm de Nova Friburgo, Araruama, Cabo Frio e Cachoeiras de Macacu param na Central. De acordo com o Detro, a decisão ficou a cargo da prefeitura, que não explicou os critérios para escolher os locais.

No sábado à noite, parte dos motoristas das vans intermunicipais legalizadas decidiu burlar a proibição e atuar nas imediações da Central do Brasil. Os motoristas aproveitaram a ausência de fiscais do Detro a partir das 20h. A falta de fiscalização à noite foi admitida pelo próprio Detro.

Nenhum comentário: