quarta-feira, 2 de setembro de 2009

VLT de Brasília

JORNAL DE BRASILIA

01/09/09

Incentivo a vias alternativas

O secretário de Transportes, Alberto Fraga, sugere que os motoristas usem principalmente a Estrutural, que flui em apenas uma direção nos horários de pico. Apesar de cheia, a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) também é sugerida por Fraga, que diz estar consciente do transtorno. "Temos reiteradamente pedido desculpas à população, mas não há como fazer a obra de outra forma", explica o secretário.

A obra que começou ontem vai unir o antigo viaduto a três novas faixas de rolagem que estão sendo construídas ao lado, formando uma nova passagem com seis pistas em cada direção.

Alberto Fraga defende a interdição que, além de necessária para o cumprimento do cronograma de implantação da Linha Verde - que deve ser inaugurada em abril do próximo ano -, evita acidentes graves num viaduto em obras. Segundo ele, as grandes máquinas e o material pesado usados na ampliação do local poderiam colocar em risco a integridade dos motoristas que passam por lá.

O taxista Élson Azevedo sabe que o trânsito na via está pior que o normal, mas não tem alternativa. "Eu saio de Taguatinga e dependo dos passageiros", diz ele. "Não vou sempre para o mesmo lugar, tenho que levá-los onde eles querem ir". Apesar de raramente poder optar, ele diz usar muito a Estrutural como alternativa. Élson também concorda com o secretário de Transportes. "Fica muito pior agora, mas no futuro o trânsito vai melhorar", lembra ele.

PACOTE INCLUI VLT

As obras de implantação do Brasília Integrada - novo sistema de transporte público do DF, do qual a Linha Verde faz parte - não se resumem à ampliação da EPTG. Muito em breve devem começar as obras de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na W3 Sul. Para marcar o lançamento oficial, o GDF está preparando um grande evento para o feriado de 7 de Setembro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da França, Nicolas Sarkozy.

O lançamento vai acontecer no estacionamento do Setor Comercial Sul, em frente ao Shopping Pátio Brasil. Lá será montado um tablado, onde um dos trens que irá circular pela W3 ficará exposto por tempo indeterminado. "Tivemos que tomar 21 vagas de estacionamento, mas vai ser uma grande exposição", explica Alberto Fraga.

Com as obras do VLT, o mesmo estacionamento deve dar lugar a uma praça, que se estenderá até o shopping do outro lado da W3. A via será subterrânea nesse trecho, assim como em frente ao Brasília Shopping, do lado norte, onde uma praça semelhante também será construída. Mas, segundo o secretário de Transportes, as obras ainda não têm data para começar. "Estamos tirando todos os entraves. A licença pode sair já nos próximos dias", garante Fraga.

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