terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rio de Janeiro - BRT na Avenida Brasil

Secretário de Transportes apresentará resultados sobre estudos de viabilização do BRT da Av. Brasil

28/09/2009

Os estudo técnicos que vão viabilizar a implantação do BRT na Av. Brasil estão entrando em fase final. Os resultados dos trabalhos, iniciados em março deste ano, serão expostos nesta segunda-feira, durante o 1º Seminário Técnico de Projeto de Estruturação do Corredor Expresso Metropolitano, apresentado pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, às 9h, no auditório da Associação Comercial, no Centro. O conteúdo da apresentação reúne informações coletadas pelo consórcio Systra/Setepla, que, com base no mapeamento das deficiências da via, desenvolvem três diferentes modelos de estruturas que poderão solucionar os problemas no trânsito da Av. Brasil, principal acesso ao Rio.

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes, a área pesquisada, com 20 Km de extensão, compreende o trecho desde o Terminal Américo Fontenelle até o Trevo das Margaridas. Em fevereiro de 2010, os estudos já estarão em fase de conclusão, sendo possível, nesta época, iniciar os primeiros movimentos para abertura de licitação das obras e investimentos para a construção do Corredor Expresso. No Projeto, estão previstos ainda, a implantação de quatro terminais rodoviários – Trevo das Margaridas, Trevo das Missões, Centro Metropolitano Fiocruz e Terminal Américo Fontenelle –, e revitalização urbana em seus entornos, conjunto de ações que refletem diretamente no aumento da qualificação de vida da população.

“Estamos dedicando o máximo de esforços para que a realização deste estudo seja concluída o quanto antes. Sem este material não se pode evoluir muito nas discussões entorno da instalação do BRT. Este seminário vai esclarecer muitas dúvidas e acrescentar informações para profissionais envolvidos neste trabalho”, explicou o secretário Julio Lopes.

Além de técnicos e engenheiros da Secretaria Estadual de Transportes, estarão presentes ao evento integrantes de outras secretarias de Governo, como Obras e Planejamento, representantes da Fetranspor, da Secretaria Municipal de Transportes, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador da pesquisa.

Fonte: Agência Rio

Nenhum comentário: