segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Goiânia

Notícias da Metrobus.
15/12/2008

Metrobus investe em novos modelos de ônibus, que já estão rodando, para melhor atender os usuários do Eixo Anhanguera.

Melhorias e Investimentos.

O Presidente da Metrobus, Francisco Gedda, anunciou a melhoria e recuperação em toda a extensão dos 14 Km do eixo anhanguera.

Dentre as medidas que visam dar maior conforto aos usuários, está a implantação de catracas dos dois lados das plataformas. Esta é uma reinvidicação antiga da população que atualmente tem acesso apenas do lado leste. Com essa decisão o transito de pessoas será agilizado, facilitando muito a vidas dos passageiros que utiliza o transporte urbano de Goiânia.

Lavagem dos gradio e pinturas das caneletas remoção e recuperação do piso de concreto da base e nova concretagem no entorno das 8 estações, são elas:

Iquego, Capuava, Anicuns, Cascavel, José Hermano, hemocentro, Lago das Rosas e HGG, o restante do trecho de 14 Km recebe diariamente manutenção na base asfáltica.

Novas licitações e ordem de serviços estão sendo aguardadas para a revitalização e reforma de todas as estações de embarque e desembarque ( plataformas), são os seguintes serviços a serem efetuados:

Pintura Geral, recuperação de forros, revisão nos telhados, novo Lay Out da sinalização e novas placas indicativas e sinalizadoras

Lembrando que são de competência da Metrobus somente as plataformas, os terminais são administrados pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC).

18 novos ônibus já se encontram na empresa fazendo as alterações funcionais (alturas das portas e aberturas de espaço para portadores de deficiência) para começar a circular nos próximos 30 dias.

Outra preocupação é com a segurança dos passageiros, em reunião com o secretário de Seguranças Pública e com o comandante da PM e Policia Civil, Gedda solicitou maior empenho nas atuações nas plataformas durante os horário de pico, para coibir furtos e pequenos roubo.


Outra noticia importante é a parceria com a Petrobras que visa dotar os ônibus do eixo anhanguera de uma tecnologia que permitirá rodar com gás natural os testes já estão sendo feitos e um ônibus piloto se encontra rodando. Gedda diz que há varias vantagens em usar o gás (GNV). “Ele é 90 menos poluente, tanto sonora e quanto ambientalmente, a experiência da Petrobras com gás natural, em ônibus articulados, é pioneira no Brasil.

2 comentários:

Alexandre Michael disse...

Sou turismólgo, carioca e estive em Goiânia para fazer um trabalho e pesquisa de demanda e impacto turísticos na cidade. O sistema do articula é do tipo metrô na superfície aqui no Rio de Janeiro. Os carros poderiam ser com ar-condicionado, sistema de TvBus com notícias locais, nacionais e internacionais e as estações com a mesma tecnologia. Vamos pensar nisso.

Alexandre Michael disse...

Sou turismólgo, carioca e estive em Goiânia para fazer um trabalho e pesquisa de demanda e impacto turísticos na cidade. O sistema do articulado é do tipo metrô na superfície aqui no Rio de Janeiro. Os carros poderiam ser com ar-condicionado, sistema de TvBus com notícias locais, nacionais e internacionais e as estações com a mesma tecnologia. Vamos pensar nisso